São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escusas; Conserto urgente; Surpresa petista; Decepção; Preconceito; Carl Sagan; Lupa; Boas festas

Escusas
"Os senhores promotores de Justiça do Meio Ambiente Daniel Fink, Hamilton Alonso Jr., Marcelo Dawalibi e Tiago Cintra Zarif, na coluna 'Painel do Leitor' (22/12), contestando minhas manifestações em artigo sobre o lixo de São Paulo publicado pela Folha, assinalam não ser contra a existência de incineradores ou aterros sanitários. Propugnam apenas pela legalidade dos procedimentos da prefeitura.
Se errei nos meus conceitos ou informações, peço publicamente escusas aos ilustres integrantes do Ministério Público.
Preocupa-me tão-somente a cidade de São Paulo, sua administração difícil e, como disse, o destino inexorável e diário das imensas quantidades de lixo coletadas.
Não há, repito, outra solução para essas 10 mil toneladas de lixo, domiciliar e hospitalar.
Como os aterros sanitários não são mais possíveis, restam os incineradores que, adequadamente monitorados pela Promotoria do Meio Ambiente, resolverão essa difícil questão ambiental.
Penitencio-me, repito, pela informação equivocada em relação à Promotoria do Meio Ambiente. Seguramente suas excelências colaborarão com a solução do problema.
Afinal, somos, todos, cidadãos de São Paulo!"
Paulo Planet Buarque, conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (São Paulo, SP)

Conserto urgente
"Benedito do Sacramento, diretor-presidente da Associação dos Ex-Alunos da Funabem, propõe que sejam aplicados 50% do Estatuto da Criança e do Adolescente e que este depois seja consertado ('Painel do Leitor', 30/12).
Não é mais prático e lógico primeiro consertar e depois aplicar?
O livro de 92 autores 'Falhas do Estatuto da Criança e do Adolescente', contendo 395 objeções a essa lei, com direitos autorais para instituições de amparo a menores, pode ser muito útil nesse trabalho."
Alyrio Cavallieri, vice-presidente da Associação Internacional de Juízes de Menores (Rio de Janeiro, RJ)

Surpresa petista
"Em janeiro de 96, o então prefeito Paulo Maluf chamou de volta à Secretaria de Saúde todos os médicos que estavam comissionados em outros locais. Com a implantação do PAS, aqueles que não aderiram tiveram as seguintes opções: pedir demissão, pedir afastamento sem vencimentos, trabalhar em alguma das poucas unidades que não foram entregues ao PAS.
Qual não foi a minha surpresa ao ficar sabendo que o dr. Cândido Vaccarezza, secretário-geral do meu partido, o PT, conseguiu se acomodar durante todo o ano de 96 no gabinete do vereador Brasil Vita, que dispensa apresentações...
Será que isso não é motivo nem para uma comissão de ética?"
Clara S. W. Ferreira (São Paulo, SP)

Decepção
"Sempre apreciei os artigos de Clóvis Rossi, mas o de 22/12 decepcionou-me.
Dizer que FHC é o melhor dos presidentes desta segunda metade do século é pura heresia ou bajulação.
Juscelino construiu Brasília e grandes hidrelétricas, rasgou rodovias, trouxe a indústria automobilística e imprimiu no povo um grande otimismo em relação ao nosso futuro, o que foi destruído pelo golpe de 1º de abril de 64...
Que fez FHC até agora? Injetou bilhões de dólares em bancos falidos, aumentou a recessão e o desemprego, sucateou a saúde e a educação e, em vez de governar, viaja muito e só pensa em reeleição. Mesmo o Plano Real é obra do governo Itamar."
Manoel da Cunha (Taubaté, SP)

Preconceito
"Não entendo, e gostaria que algum dos organizadores de eventos e campeonatos me explicasse, em especial neste momento, com relação à corrida de São Silvestre, por que as mulheres que participam dessa prova correm em horário mais ingrato que os homens, uma vez que não têm nenhum privilégio em relação a eles?
Será que a mulher, apesar de todas as suas conquistas, terá que provar que é sempre melhor? Quanto preconceito!"
Nelly Capelas (São Paulo, SP)

Carl Sagan
"A Folha, ultimamente, e por diversas vezes, publicou artigos de Carl Sagan, não se justificando a nota, quase um calhau, sobre a morte do astrônomo neste jornal.
Estranha atitude para um jornal que mantém seção científica no caderno Mais!.
Sagan tem lá seus deméritos, como os exageros sobre Júpiter, a massificação da ciência, um tanto reducionista, a ambiguidade a respeito da existência dos OVNIs para quem julgava o contato com civilização extraterrestre a mais importante função científica, mas não se pode negar sua influência positiva no setor.
No mínimo, a Folha devia publicar um caderno especial sobre o astrônomo."
Márcio Almeida, assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Habitação de Minas Gerais e diretor do Observatório Antonio Faleiro, e Márcio Almeida Júnior, editor de jornalismo da Rádio Sociedade (Oliveira, MG)

Lupa
"Sinto-me lesada tentando ver o resultado dos alunos aprovados no vestibular da Fuvest, pois o tamanho das letras impressas impossibilita qualquer leitura, visto que nem todos os leitores devem ter visão 100%."
Mirtes de O.M.G. de França (Valinhos, SP)
*
"A lista de convocados para a segunda fase da Fuvest-97 (21/12) é uma lista inútil, a não ser que a Folha presenteie cada leitor com uma lupa para procurar o nome do candidato convocado."
Tooru Yamakami (São Paulo, SP)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente da Fiesp -Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (São Paulo, SP); Fundação Odebrecht (Salvador, BA); Antonio Jacinto Matias, da Área de Apoio ao Desenvolvimento e Marketing do Banco Itaú S.A. (São Paulo, SP); Romel Anízio Jorge, deputado federal (Brasília, DF); Renato Laércio Talli, desembargador e presidente da Comissão de Estudos Relativos à Criança e ao Adolescente do Tribunal de Justiça de São Paulo (São Paulo, SP); Marcus do Nascimento Cury, diretor-presidente da Minasbolsa Bolsa de Mercadorias de Minas Gerais (Contagem, MG); Greater Miami Convention & Visitors Bureau; Advocacia Arthur Rios Sociedade Civil (Goiânia, GO); Midory Kimura Figuti, diretora técnica do Museu de Imigração (São Paulo, SP); Saraiva; UPSI; Centro Organizacional de Estudos da Situação Atual de Jundiaí (Jundiaí, SP); Agência de Notícias Trivial & Variado Sylvio Júnior (São Paulo, SP); Rosana e Fernando de Arruda Botelho (São Paulo, SP); Sandra Albuquerque.

Texto Anterior: Custos políticos de um novo mandato
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.