São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portugal é o maior comprador

DA REPORTAGEM LOCAL

Portugal é o principal comprador de telenovelas brasileiras. Sete produções nacionais estão atualmente no ar naquele país -incluindo "O Rei do Gado", da Globo, e "Xica da Silva", da Manchete. Elas são exibidas com um atraso de três meses em relação ao Brasil.
Com esse mercado em potencial -as novelas brasileiras chegam a disputar audiência entre si no horário nobre português-, o intercâmbio de atores pode representar um novo apelo de exportação.
"Salsa e Merengue", que conta com os lusos Paulo Pires e Marques D'Arede no elenco, está prestes a estrear por lá. "O Campeão", que foi exibida na Bandeirantes e está no ar em Portugal no canal RTP, também conta com um atrativo a mais: a portuguesa Anabela Teixeira, 23.
"O intercâmbio é bom para todos. O público português se identifica com os conterrâneos e a possibilidade de atuar no Brasil amplia o nosso mercado de trabalho, já que produzimos uma única novela a cada seis meses", diz Anabela.
A atriz já desempenha seu segundo papel em novelas brasileiras. Depois de interpretar a Filomena de "O Campeão", ela vive agora a personagem Graça em "Xica da Silva".
A exibição de produtos brasileiros em Portugal também favorece os atores daqui. Um exemplo é o sucesso da peça "Eu Sei que Vou te Amar", estrelada por Alexandre Borges e Júlia Lemmertz. O público português ficou conhecendo o casal por meio da novela "Quem É Você", exibida no canal SIC (ligado à Globo).
Um dos primeiros atores portugueses a fazer sucesso em novela nacional foi Tony Correia, que estrelou "O Casarão" (da Globo, em 1976) e "Locomotivas" (da Globo, em 1977). A dupla Suzana Borges e Carlos Daniel também encarnou os irmãos Ernesto e Inês em "Pedra sobre Pedra" (Globo/1992).
A única novela nacional que está no ar atualmente em Portugal é "Palavras Cruzadas", no canal RTP. Além de "Xica", "O Campeão", "O Rei do Gado" e "Quem É Você", ainda estão sendo exibidas as brasileiras "Vira Lata", "De Corpo e Alma" e "O Fim do Mundo".

Texto Anterior: Band também tem seu galã
Próximo Texto: Avancini 'importa' ex-colegas para 'Xica'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.