São Paulo, domingo, 5 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avancini 'importa' ex-colegas para 'Xica'

DA REPORTAGEM LOCAL

A crescente participação de portugueses no elenco de novelas brasileiras é o resultado de uma aproximação cultural entre os dois países. Pelo menos essa é a opinião de atores lusos de "Xica da Silva".
"Com a invasão de programas brasileiros na TV de Portugal, as duas línguas ficaram mais próximas. Nós estamos falando mais pausadamente e isso tornou possível a nossa participação na televisão daqui", diz Antônio Marques, 55.
Marques interpreta Teodoro, o patriarca da família Pereira. Conceituado ator de teatro, esse é o seu primeiro papel em novela. "Como não tinha experiência nesse gênero, resolvi começar com um mestre", diz o ator, referindo-se ao diretor Walter Avancini.
Os dois se conheceram em Portugal, quando Avancini rodava a minissérie "Zumbi". "Enquanto nós começamos só agora a exportar atores para cá, o Brasil exporta diretores e técnicos de TV há muito tempo para lá", lembra Marques.
A atriz Lídia Franco, que encarna a matriarca da família Pereira na novela, também havia trabalhado com Avancini antes de entrar para o elenco de "Xica da Silva". Ele a dirigiu na novela portuguesa "A Banqueira do Povo".
"Finalmente acho que Brasil e Portugal começam a se aproximar culturalmente. Nós sempre conhecemos a televisão, a música e as artes do Brasil, mas a recíproca nunca foi verdadeira. Algumas pessoas ainda têm como referencial os imigrantes portugueses que vieram para cá há tantos anos", diz Lídia.
A atriz espera que o intercâmbio de atores consiga mudar a imagem dos portugueses no Brasil. "É inconcebível que os brasileiros ainda pensem em Roberto Leal quando o assunto é música portuguesa."
Em termos salariais, os atores portugueses ganham por aqui o equivalente ao que se paga em Portugal. "Não valeria a pena vir de tão longe para ganhar menos", comenta Lídia.
Para Anabela Teixeira, que vive a personagem Graça, algumas novelas brasileiras são "obras de arte". "Encaro como um curso de aperfeiçoamento na minha carreira. E, de quebra, adoro passar uns tempos no Brasil."

Texto Anterior: Portugal é o maior comprador
Próximo Texto: Band programa shows para janeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.