São Paulo, segunda-feira, 6 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tema da redação é adequado

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O tema da redação -a dificuldade de expressão- foi considerado adequado para os candidatos pela professora Maria Aparecida dos Santos, do laboratório de redação do curso Objetivo.
"Eles estão familiarizados com o assunto. Diariamente abordamos essa dificuldade em sala de aula."
Além disso, um dos três textos fornecidos para a dissertação tratava da dificuldade dos vestibulandos em elaborar uma redação. Havia ainda textos de Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto.
"O tema é bastante amplo, o aluno podia falar sobre a dificuldade de expressão no seu meio, nas mobilizações sociais e políticas."
Já as dez questões discursivas estavam "boas", segundo José Francisco Lé, coordenador de português do Objetivo.
Ele apenas faz ressalvas em duas questões que, segundo ele, admitem duas respostas. "Na 6 o aluno pode considerar o texto tanto descritivo quanto narrativo."
Na questão 7, no item B, o candidato podia mostrar que Miguilim, personagem do livro "Campo Geral" (Guimarães Rosa), poderia encontrar ou não limitações para desenvolver suas qualidades de contador de histórias.
Além disso, ele afirma que a questão 4 estava muito fácil. O item B fornecia a resposta do item A. "É o espírito de não deixar o aluno tirar zero", diz Lé.
O grau de dificuldade foi considerado razoável pelo professor.

Texto Anterior: Literatura foi a mais difícil para alunos
Próximo Texto: As provas de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.