São Paulo, terça-feira, 7 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Primeiro o atacado; Sem passar recibo; No fio de bigode; No escanteio; Pedindo água; Saindo de fininho; Jogo pesado; Na parede; Marimbondo de fogo; Publicamente não; Confusão à vista; Imbróglio Vaccarezza; Ilha disputada; Gato e rato; Estilo trator; Pavimentando o caminho

Primeiro o atacado
FHC e Luís Eduardo Magalhães usarão a palavra "confiança" para fechar o pacote da reeleição. Nesta semana, o presidente procurará os caciques para fazer acordos. Na próxima, se dedicará a corpo-a-corpo telefônico com deputados indecisos.

Sem passar recibo
Ao pedirem "confiança" para fechar o pacote da reeleição, FHC e Luís Eduardo tentam evitar o carimbo da barganha. Mas esta é a semana de acertar compromissos para cumprir na reforma do ministério e nas eleições do Senado e da Câmara.

No fio de bigode
Um exemplo da "confiança" que o Planalto pede. Para o PMDB, é traduzida assim: promessa de eleger Michel Temer presidente da Câmara e compensar os senadores da sigla com vagas no ministério.

No escanteio
Além de derrotar Maluf aprovando a reeleição, FHC trabalha para que o prefeito sofra um revés na eleição para a presidência da Câmara. Quer abafar a candidatura Prisco Viana fazendo acordo com uma ala do PPB.

Pedindo água
O PPB está próximo de embarcar na candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara. O partido avalia que Prisco Viana (PPB-BA) não decolou e que não adianta ter candidato próprio para perder.

Saindo de fininho
Malufistas de diversos calibres conversaram nos últimos dias com articuladores de Michel Temer (PMDB) à presidência da Câmara. "Maluf não pode correr o risco de mais uma derrota com Prisco", diz um deles.

Jogo pesado
Maluf autorizou pepebistas a conversarem com o PMDB sobre a eleição para o Senado.

Na parede
Prisco Viana conversará com a bancada do PPB ainda nesta semana. "Ele afirma que está forte na disputa pela presidência da Câmara. Vai ter que nos mostrar", diz Ricardo Izar (PPB-SP).

Marimbondo de fogo
Depois de propor que FHC tente um acordo no Senado, Sarney ligou para ACM e Iris Rezende. Ao primeiro, deixou transparecer que joga no entendimento. Ao segundo, disse que foi induzido a falar por jornalistas.

Publicamente não
Um tucano próximo a FHC classificou como "loucura" Sarney ter jogado para FHC a iniciativa de tentar um acordo no Senado. "Não tem o menor cabimento o presidente se meter nos assuntos de um poder", diz.

Confusão à vista
Para apoiar Michel Temer (PMDB) na Câmara, o PPB cogita pedir a 1ª secretaria, cargo que já foi oferecido aos tucanos.

Imbróglio
Vaccarezza A Câmara Municipal de São Paulo recebe hoje às 14h30 a visita dos "Caça-Fantasmas". Os atores Cacá Rosset e Wagner Sugamele lideram o protesto, que tentará "detectar fantasmas do tipo 'parasitus vulgaris' ".

Ilha disputada
O prefeito de Recife, Roberto Magalhães, quer que a administração de Fernando de Noronha passe para o município. Até 88, ela foi da União e de lá para cá de Pernambuco. Pediu o apoio de Marco Maciel para o projeto.

Gato e rato
Uma coisa intriga os articuladores do governo: o candidato do PMDB ao Senado é Iris Rezende, mas quem aparece em público e bate em ACM é o líder Jader Barbalho. Acham que Iris está louco por um acordo.

Estilo trator
Alerta de um dirigente tucano: o ministro Sérgio Motta (Comunicações) está enganado se pensa que vai afastar a candidatura Wilson Campos (PE) na marra. "Isso ainda vai tirar votos da reeleição", adverte.

Pavimentando o caminho
Luís Eduardo Magalhães já faz planos para depois da votação da emenda da reeleição: vai percorrer o interior da Bahia, azeitando as bases para sua candidatura ao governo do Estado em 98.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do deputado malufista Arnaldo Faria de Sá (PPB-SP), sobre os governistas dizerem que têm votos suficientes para aprovar a emenda da reeleição:
- Fiquei sabendo que é o Serjão quem está fazendo a contabilidade dos votos. Se o FHC confiar nele, acabará levando bomba em matemática.

Próximo Texto: Recém-chegado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.