São Paulo, terça-feira, 7 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção de carros é recorde

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria automobilística brasileira encerrou 96 com novo recorde: a produção de veículos deve ter atingido 1,81 milhão de unidades, 11% a mais do que em 95.
As montadoras vêm batendo recordes de produção desde 91, quando foram fabricadas 960 mil unidades. Nos últimos cinco anos, a produção do setor cresceu 88,5%. Para 97, a previsão é crescer mais 10% e chegar perto dos 2 milhões de veículos produzidos.
O resultado de vendas é ainda melhor: entre 92 e 95, o mercado para veículos nacionais e importados aumentou 120%, segundo dados da Anfavea, a associação dos fabricantes.
Mas, em relação a 95, as vendas de 96 ficaram estabilizadas. A alta foi de apenas 0,1%. Para Silvano Valentino, presidente da Anfavea, o resultado deve ser considerado normal, após média de 22% de aumento anual durante três anos.
A queda na venda de carros importados explica parte desse desempenho. Em 95, foram negociadas 440 mil unidades. Em 96, apenas 200 mil, devido à política de contenção de importações, que elevou a alíquota para 70%.

Texto Anterior: Brinquedo cresce 6,8%
Próximo Texto: Indústria de alimentos produz 4,1% mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.