São Paulo, quarta-feira, 8 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras inéditas serão mostradas

ESPECIAL PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Dois concertos, com execução de peças coloniais brasileiras inéditas, serão apresentados no Clube Concórdia, em Curitiba, nos dias 12 e 13 de janeiro.
A regência será dos maestros Graham Griffiths e Padre Nereu Texeira. As apresentações fazem parte do 5º Encontro de Música Antiga, que integra as atividades da 15ª Oficina de Música de Curitiba.
Entre as "estréias modernas" programadas para o festival, três são obras de compositores anônimos que viveram no século 18.
Alguns trechos foram perdidos, outros danificados pela ação do tempo e de insetos.
A restauração das partituras, todas com mais de 200 anos, será feita pelos próprios alunos e professores que participam do festival.
A obra "Jesu Redemptor Omnium" foi encontrada pelo musicólogo Paulo Castagna nos arquivos da Catedral de São Paulo.
Outra composição religiosa, "Matais de Incêndios", foi descoberta pelo historiador Joelson Trindade, em Mogi das Cruzes (SP).
As partituras estavam sendo utilizadas como recheio de capa de um livro.
Os concertos vão apresentar ainda a obra "Ex Tractatu Sancti Augustine", de um compositor anônimo, e peças para órgão do mexicano José de Torres y Vergara, que viveu no século 18.
A obra de Vergara será executada pela primeira vez no Brasil.

Texto Anterior: Música latino-americana ganha destaque em Curitiba
Próximo Texto: John Travolta vira anjo em "Michael"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.