São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmãos Grimm estão em cinco peças infantis

CASSIANO ELEK MACHADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Era uma vez dois irmãos alemães que usavam roupas iguais, dormiam no mesmo quarto e aprenderam a ler e escrever juntos.
Os dois cresceram e confeccionaram a mais importante coleção de contos populares infantis de todos os tempos.
Cinco peças baseadas em textos de Wilhelm Carl (1786-1859) e Jakob Ludwig Carl (1785-1863), os conhecidos irmãos Grimm, estão nos palcos da cidade.
Histórias como "Os Três Porquinhos", "Chapeuzinho Vermelho" e "Cinderela", publicadas em duas coletâneas em 1812 e 1815, escapam dos escuros bosques alemães e são encenadas em versões "climatizadas".
"Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Atrapalhado", que reestréia hoje no espaço cultural Eduardo's, mistura escola de samba, Lupcínio Rodrigues e Silvio Santos.
Segundo o diretor do espetáculo, Chico Américo, a intenção é abrasileirar o conto com elementos de besteirol. Na captura da menina de "boné vermelho", o lobo chega a se disfarçar como o apresentador de programas de auditório .
Na peça "Os Três Porquinhos e o Lobo Trapalhão", que reestréia hoje no teatro e cinecafé Jofre Soares, o lobo aparece com trejeitos sertanejos.
Rony Guilherme, responsável pela adaptação, direção e representação do lobo, diz que a montagem pretende humanizar os personagens de Grimm.
Nessa versão politicamente correta, o lobo não é mau, simplesmente está com fome. Porcolino, Porcolão e Porcolina agem como "crianças de classe média paulistana", explica Guilherme.
Em outra montagem, "Os Três Porquinhos e o Lobo Rap", adaptação de J. C. Rocco, outra reestréia, o padrão é o mesmo.
O animal/vilão persegue os porquinhos ao som de rap, estilo norte-americano que junta ritmo e poesia. A música sertaneja é coadjuvante na trilha sonora do espetáculo.
A música também é o fio-condutor de "Aventuras de Chapeuzinho Vermelho e as Canções da Nossa Infância", em que o texto dos irmãos Grimm é encenado a partir de músicas como "A Canoa Virou" e "Samba Lelê".
"Adorável Cinderela, a História da Gata Borralheira e as Musiquinhas Infantis" segue a mesma fórmula: personagens de Grimm e canções infantis como "Cai Cai Balão", "Marcha Soldado" e "Ciranda, Cirandinha".
Amanhã, mais irmãos Grimm. "Os Saltimbancos", musical de Sérgio Bardotti baseado no conto "Os Músicos de Bremen" reestréia no cine-teatro Vitrine.
A adaptação para o português da história de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata) que fogem dos patrões e formam um conjunto musical é de Chico Buarque.

LEIA os endereços e horários das peças à pág. 3

Texto Anterior: 'Baal' entra em cartaz no Oficina
Próximo Texto: Vídeos divertem nas férias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.