São Paulo, domingo, 12 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-dentista tenta conquistar a indomada na próxima novela das 8

VANESSA CAMPOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O ator Licurgo Spinola é uma das principais apostas da Rede Globo para o ano que vem. Apesar de ainda ser desconhecido do grande público, o ator será o namorado de Betty Faria na próxima novela das 20h, "A Indomada", que deve estrear na segunda quinzena de fevereiro.
Ao lado do seriado "A Justiceira", com Malu Mader, e da minissérie "Dona Flor e seus Dois Maridos", com Letícia Sabatella, Edson Celulari e Marco Nanini, "A Indomada" deve ser uma das prioridades da emissora em 1997.
A novela tem a dura missão de substituir "O Rei do Gado" na faixa das 20h. Licurgo Spinola, 30, vai tentar fazer as fãs esquecerem os olhos azuis de Marcos Mezenga (Fábio Assunção), as toadas de Aparício (Almir Satter) e os músculos do cafajeste Ralf (Oscar Magrini).
O diretor da novela, Paulo Ubiratan, convidou Spinola para o papel que estava inicialmente reservado a Ricardo Macchi, o calado e inexpressivo cigano Igor de "Explode Coração". Na avaliação do diretor, faltavam recursos de interpretação a Macchi.
Homem com 'H'
O personagem, Egídio Ferreira, é um escrivão passional apresentado na sinopse do autor, Aguinaldo Silva, como "um cobiçado homem com 'H' maiúsculo" da cidade de Greenville, no interior do Pernambuco.
Egídio é apaixonado pela juíza Mirandinha (Betty Faria), uma mulher mais velha, séria, recatada e que é sua chefe. O complicado caso de amor dos dois prevê um casamento com muitos problemas, como a oposição do filho dela, Felipe (que será interpretado por Mateus Rocha).
"O Egídio é muito sensível e tímido. Eles se casam e vão compor uma dupla muito engraçada. Já gravei alguns dias e o elenco está se divertindo muito. A novela terá um tom cômico. É para rir mesmo." O jeito de falar dos personagens promete arrancar muitas risadas do telespectador, com palavras em inglês pronunciadas com forte sotaque nordestino.
Para compor Egídio, Licurgo usará um figurino inspirado em Clark Kent, o alter-ego do Superman, com cabelo bem curto, camisa fechada e óculos.
Com a paixão por Mirandinha, o personagem sofrerá uma virada no seu jeito tímido de agir e na maneira de se vestir. Tudo para chamar a atenção e conquistar a juíza.
Dentista no Paraná, Spinola mudou-se para o Rio de Janeiro há mais de dois anos para investir em sua carreira artística. Fez a Oficina de Atores da Rede Globo, e estreou na TV em um pequeno papel num episódio do "Você Decide". Depois, foi convidado por Luís Fernando Carvalho para encarnar Lázaro, o vilão do "remake" de "Irmãos Coragem". Na última hora, foi escalado viver Clemente, um integrante do bando de João Coragem.
A grande chance veio em 95, quando foi chamado para protagonizar a novela "O Campeão", na Band, em que interpretava o herói Renato Alcântara. Apesar do elenco de peso, com atores como Marília Pêra, Natália Thimberg e Paulo Goulart, a trama não emplacou. "Mas, para mim, serviu de trampolim. De coadjuvante, passei a protagonista na segunda novela."
Agora, com um papel de destaque no horário nobre da Globo, ele diz estar preparado para o sucesso. "Minha trajetória é uma escada que subo degrau por degrau. Tenho oito anos de teatro e fiz um papel como coadjuvante na novela das seis, depois um protagonista em uma emissora menor. Isso me deu uma boa cancha e muita experiência."

Texto Anterior: Novelas estréiam em 17 de fevereiro
Próximo Texto: Atores trocam o "ó xente" pelo "ó xit"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.