São Paulo, quarta-feira, 15 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

50 anos da NBA valem arquivo histórico

LUÍS CURRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O aniversário de 50 anos da NBA (National Basketball Association), o melhor basquete do planeta, está sendo comemorado não apenas dentro das quadras.
Os fanáticos pela liga profissional norte-americana podem agora encontrar uma enciclopédia de dados via CD-ROM, em lançamento da S.E.A. Multimedia.
O CD "NBA at 50" é um arquivo sobre a criação-evolução-globalização do basquete nos EUA.
Conta com estatísticas, imagens e curiosidades ocorridas desde 1946, quando um grupo de empresários criou a liga profissional com o objetivo de preencher datas livres nos ginásios, que ofereciam ao público, basicamente, hóquei e boxe.
Ninguém esperava que, passados 50 anos, o basquete norte-americano ultrapassasse fronteiras e se tornasse uma verdadeira "febre" mundial.
169 países
A expansão criou rumos mais fortes a partir da década de 80, início da rivalidade entre Larry Bird (Boston Celtics) e Magic Johnson (Los Angeles Lakers).
No início da década, nenhum país fora da América do Norte assistiu às finais da NBA pela televisão. Em 1996, foram 169.
Essa é uma das informações contidas na "linha do tempo" do CD, que não se limita apenas a relatar a história da NBA.
Resumidamente, fala também sobre a própria história do esporte, criado em 1891 pelo médico James Naismith, que usava caixas de pêssegos como cestas.
A linha do tempo oferece também, desde 1969, as colocações das equipes, os prêmios e destaques individuais, a seleção do ano e um resumo da temporada.
Os recordes da liga e dos 29 times que a compõem atualmente enriquecem o arquivo. Há estatísticas de pontos, rebotes, "tocos", roubadas de bolas, assistências, percentual de acerto em tiros de três pontos e lances livres.
Melhores momentos
Os 50 melhores jogadores da NBA recebem destaque extra. Além de suas performances em cada ano da carreira, há a biografia, os títulos, os recordes, os prêmios e os melhores momentos em quadra. Ilustrando, uma história interessante sobre o atleta.
Entre os jogadores que ainda atuam na NBA, estão Michael Jordan, John Stockton, Scottie Pippen, Charles Barkley e Patrick Ewing, por exemplo.
Depois de se "enterrar" em um número gigante de dados e curiosidades, você pode testar seus conhecimentos em um jogo de trívia, contra o computador ou um amigo. São três níveis de dificuldade, e cada acerto pode valer de um a três pontos.
Importante relevar que todas as informações de "NBA at 50", tanto as faladas quanto as escritas, estão em inglês.
Brinde
Ao comprar a enciclopédia, o fã da NBA leva de brinde outro CD, "Courtside Seat".
Ele traz lances sensacionais (assistências, vitórias nos segundos finais, enterradas) e o "tempero" que faz de cada jogo um espetáculo (shows de raio laser, belas dançarinas e mascotes engraçados).

Texto Anterior: Intel tem chip com tecnologia MMX
Próximo Texto: Arqueólogo desvenda enigma de Atlântida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.