São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet liga escolas de 3 Estados e do DF

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Mais de 60 mil alunos de 40 escolas públicas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Distrito Federal desenvolverão estudos conjuntos a partir deste ano, via computador, usando a rede Internet.
"É o início da era do ensino virtual no Brasil", disse Lea Fagundes, coordenadora nacional do projeto "Educação à Distância em Ciência e Tecnologia", que prevê o uso de 800 computadores.
Um exemplo prático de como vai funcionar: alunos do Ceará, que sabem fazer pães, vão transmitir seus conhecimentos aos colegas do Rio Grande do Sul.
Estes, por sua vez, vão pesquisar nas áreas de biologia e química sobre fermento, farinha e outros ingredientes usados para fazer o pão e repassar as informações aos alunos cearenses.
O custo do projeto está estimado em R$ 4 milhões pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. O valor corresponde à quantia que seria abatida do Imposto de Renda pelas empresas da área de informática, que doariam os computadores. Os governos estaduais cobrirão o custo das ligações telefônicas.
Usando a Internet, o programa quer propor um novo modelo de ensino, substituindo a divisão em séries e a tradicional sequência de conteúdos pelo desenvolvimento de projetos diversificados e interdisciplinares.
Parte dos 2,6 mil professores das escolas envolvidas no projeto já está recebendo treinamento. O projeto começará neste ano letivo com 200 computadores.
O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) custeará 120 bolsistas, que ajudarão os professores a lidar com o manejo dos computadores. Participarão do projeto, entre outras escolas, a Thomas Whatelly (Ribeirão Preto), Jesuíno de Arruda (São Carlos), Pedro Pereira (Porto Alegre), Centro de Ensino 23 da Ceilândia (Brasília) e Liceu do Ceará (Fortaleza).

Texto Anterior: Barba por fazer excita na cama
Próximo Texto: Ultra-som vê muito mais que o sexo do bebê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.