São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtos estragam a pedra

DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça produtos como sabão, água sanitária, saponáceo e ácidos na hora da limpeza de mármores e granitos. Se a intenção ao utilizar esses aditivos é deixar a pedra mais bonita, o efeito é exatamente o contrário.
Produtos químicos contribuem para tirar o brilho, facilitam o aparecimento de manchas e buracos e ajudam na impregnação de sujeira nos mármores e granitos.
A rocha perde suas características originais em um tempo muito menor. O efeito dos químicos é maior no mármore, que é mais "mole" do que o granito.
A limpeza dessas rochas deve se resumir ao pano com água. No máximo, pode-se usar sabão ou detergente neutro.
Eduardo Mendes, geólogo da Stone Office, diz que para remover sujeiras superficiais mais resistentes pode-se usar uma esponja para lavar louça ou Bombril. "Nunca palha de aço, que risca o mármore", diz Mendes.
William Salomoni, dono da Nasa Comércio e Polimento, aconselha também o uso de uma cera italiana (RR1) a cada 40 dias. "Um tubo custa R$ 40 e dá para 60 litros de produto de limpeza."

Onde encontrar - Aerogramar Mármores e Granitos: r. Santa Rita d'Oeste, 46, (011) 5588-0421; Granistillo Mármores e Granitos: r. Carlos Weber, 327, (011) 832-9902; Jeronimo Mármores e Granitos: r. Dias da Silva, 849, (011) 954-7900; Nasa Comércio e Polimento de Mármores e Granitos: (011) 868-0445; Stone Office Mármores e Granitos: (011) 5564-6848.

Texto Anterior: Saiba como recuperar o mármore
Próximo Texto: CEF estuda aumentar incentivo à quitação da casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.