São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997 |
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Como montar um serviço de disque 900? João Jorge da Silva Júnior (Recife, PE) Abrir uma empresa de serviços telefônicos do tipo 900 requer investimento inicial de R$ 3.000. Nos disque 900, as companhias telefônicas alugam linhas especiais para empresas prestadoras de serviço, denominadas provedoras. Para ser um provedor é necessário fazer uma proposta formal à companhia telefônica, de acordo com um roteiro que define pré-requisitos e informações exigidas. A companhia telefônica instala as linhas até a entrada do prédio (mínimo de 120 linhas). A compra do equipamento necessário para operar as linhas e sua instalação fica por conta do provedor. A taxa de instalação é de R$ 98,61 por linha e o aluguel mensal é de R$ 80,69 por linha, segundo informações da Telesp. Para reduzir o investimento, o empresário pode usar a estrutura oferecida por provedoras já estabelecidas no mercado. Nesse caso, seria interessante entrar em contato com a companhia telefônica de sua região, solicitando a relação de provedores já estabelecidos. Os provedores têm centrais computadorizadas ligadas a linhas especiais, que são usadas mediante pagamentos de taxas e comissões. No caso de mensagens pré-gravadas, o empreendedor pode criar a mensagem e enviar para o provedor que se encarrega de colocar no sistema e gerenciar o processo. Se o serviço for ao vivo, o provedor pode fornecer atendentes ou desviar a ligação, de acordo com a necessidade da empresa. O preço cobrado do usuário é definido pela empresa, que repassa uma porcentagem para a telefônica e para a empresa provedora. Para a abertura da empresa, serão necessários registros no Cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica, Receita Federal, prefeitura, alvará, INSS e sindicato patronal. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção. Texto Anterior: Setor de calçados mostra novidades para lojistas Próximo Texto: Empresas apostam em treino eletrônico Índice |
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