São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
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Empresas apostam em treino eletrônico

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Preocupadas com a eficiência do treinamento de franqueados e funcionários, redes de franquia estão investindo em métodos eletrônicos e informatizados.
Recém-chegada ao país, a marca italiana de máquinas para sorvete Bandiera Blu está apostando no treinamento via CD-ROM, com investimento de R$ 80 mil.
Peter Tuch, 43, master-franqueado para o país da Bandiera Blu, diz que resolveu optar pelo CD-ROM porque, quando abriu a Sweet Sweet Way, há cerca de quatro anos, "o crescimento da rede foi acelerado e gerou uma grande demanda de trabalho para treinar funcionários e franqueados."
"A rede cresceu de 1 para 25 lojas em 14 meses e isso fez com que sentíssemos falta de um treinamento mais organizado", explica.
Híbrido
Tuch diz que, como o lançamento da nova marca prevê a instalação de um grande número de lojas, displays e pontos-de-venda em lojas de conveniência, foi necessário pensar em um sistema de treinamento "híbrido".
Afirma que uma parte dos manuais de operação e funcionamento da franquia é impresso e outra, em CD-ROM.
Segundo Alexandre Manetti, diretor da GAV Consultoria, empresa que está cuidando da formatação da Bandiera Blu, cada um dos 14 master-franqueados da rede irá receber um treinamento normal e o CD-ROM.
"Nesse CD-ROM há a história da empresa, treinamento de vendas, fluxo de caixa, estudo de viabilidade e manuais operacionais", conta Manetti.
Segundo o consultor, o CD-ROM contém normas de conduta para os master-franqueados e os procedimentos para operação das máquinas de sorvete.
Outro CD-ROM, mais simples, será repassado aos franqueados. "Criamos uma forma gostosa para dar treinamento. A pessoa não se inibe e pode errar quantas vezes for necessário", diz Manetti.
Em rede
A Flytour, com 64 lojas, gastou R$ 150 mil em treinamento no ano passado. As instruções para franqueados e funcionários são transmitidas em uma sala de aula, mas envolve o uso intensivo de computadores.
"Usamos o sistema Galileo, que interliga a agência de turismo com companhias aéreas, hotéis e locadoras de veículos em todo o mundo", afirma Gilmar Cordeiro, 38, gerente-geral da rede.
Segundo Cordeiro, todas as alterações de procedimentos da rede são transmitidas por meio de computadores.
As 20 unidades da rede de sinalização gráfica Fastsings estão ligadas via Intranet (um sistema de comunicação interno e computadorizado), inclusive com a franqueadora da marca nos EUA.
Rapidez
"Todas as informações, novidades e esclarecimentos de dúvidas acontecem pela Intranet", diz Walquíria Casale, 33, gerente de franquia.
Walquíria afirma que, no início do funcionamento, os franqueados fazem muitas consultas sobre itens do treinamento.
"Nós respondemos pela Intranet, e o franqueado pode imprimir e repassar para os funcionários."
A ferramenta, segundo a gerente de franquia da Fastsigns, é usada principalmente para o lançamento de novos produtos e transmissão das instruções de como devem ser usados e comercializados.
"A informação é super-rápida. Se há qualquer dúvida, esclarecemos na hora", diz.

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