São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casal desmistifica a ciência na TV Cultura

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Cena 1: um casal joga tênis. O marido lança a bola, que cai fora. Alega, então, que a bola havia caído dentro da quadra. A mulher o chama de cara-de-pau.
Cena 2: "Sim"', diz ele. "Somos todos caras-de-pau. Se dividirmos um pau milhões de vezes, chegaremos ao átomo. Se nos dividirmos, também chegaremos ao átomo."
Humor e ciência em 60 segundos. Esses são os ingredientes da série "Minuto Científico", co-produção da TV Cultura e da Estação Ciência.
A idéia é boa. Explorar temas científicos simples, como a constituição do ser humano, e complexos, como os buracos negros e a relatividade do tempo-espaço, em um minuto.
"Não se aprende ciência em um minuto, mas é possível despertar o interesse das pessoas, fazer com que reflitam sobre conceitos científicos. Isso é muito importante", diz Ernst Hamburger, diretor da Estação Ciência e idealizador dos programas.
O conteúdo "teórico" foi feito por pesquisadores da USP. O roteiro, por Marcelo Tas e Cao Hamburger. "Não foi fácil transpor a linguagem científica para uma linguagem televisiva, mas acho que conseguimos explorar o lado mais filosófico-lúdico da ciência, sem perder de vista as informações científicas", afirmou Cao Hamburger.
Os clipes -dez na primeira fase- usam sempre os mesmos personagens, o casal.
"Preferimos usar o casal a um cientista. Para o leigo, a ciência tem algo de carrancudo. O casal é uma espécie de elemento desmistificador do conhecimento científico", diz Cao Hamburger.
O curto espaço de tempo impôs um ritmo alucinado aos clipes, parecido com o ritmo frenético dos personagens do "Mundo de Beakman", exibido na Record.
Segundo Cao Hamburger, a série é voltada a adultos e adolescentes. Algumas menções, entretanto, podem passar despercebidas ao leigo, como a menção à famosa foto de Albert Einstein com a língua para fora.
Um senão. O único filme da série que aborda a biologia, "De que é feito o ser humano", não é tão bem-sucedido ao explicar a constituição do homem. O filme conta quais os ingredientes que compõem o homem, mas acaba antes que se saiba o que é DNA.

Texto Anterior: ESPN Brasil mostra esportes em Bariloche
Próximo Texto: Brasil pandeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.