São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede Globo adere ao telemarketing

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o slogan "O Jeito de Comprar que Tem Tudo a Ver", a Rede Globo se rende ao telemarketing. Desde a última segunda-feira, a emissora veicula comerciais anunciando a venda por telefone de dois CDs da dupla Chitãozinho e Xororó.
A empresa responsável pelo novo segmento é a Globodisk, uma marca fantasia que pertence à Sigla (Sistema Globo de Gravações Audiovisuais). O telespectador liga para 0800-555050, faz a encomenda e recebe o pacote em casa. O pagamento pode ser efetuado com cartão de crédito ou boleto bancário.
Na segunda-feira, dia do lançamento, a emissora inseriu dois comerciais de 60 segundos no período noturno e, como resultado, registrou 8.000 chamadas entre São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Paulo, os anúncios entraram nos intervalos de "Anjo de Mim" e "Salsa e Merengue" e, no Rio, foram inseridos em "Tela Quente" e "Intercine".
Gravação
Devido ao grande número de ligações, o consumidor teve de insistir para ser atendido. Na terça-feira pela manhã, o telespectador que ligou para o número ouviu uma gravação da Globodisk pedindo para que tentasse novamente em 15 minutos.
"Estamos em fase experimental. Mas, se o volume de ligações continuar assim, a empresa que recebe as chamadas para nós terá de aumentar o número de atendentes", diz João Araújo, 61, diretor-geral da Sigla.
A Quatro A, a empresa de telemarketing contratada, conta com 1.400 pessoas para atender todos os seus clientes. "O problema é que, nessa fase inicial, muitos telespectadores ligam apenas para obter informações. Nem todo mundo compra", conta Araújo.
O pacote com os dois CDs, "Nossa História no Sertão" e "Nossa História na Cidade", custa R$ 36. "Vendemos pelo preço normal de loja. A vantagem é que o consumidor não paga pela ligação e não cobramos pela entrega", diz o diretor.
O telespectador pode efetuar a compra dos CDs até o Carnaval. Depois, a proposta da Globodisk é oferecer duas opções de pacotes por mês -os próximos títulos ainda não foram definidos.
Segundo Araújo, a Globodisk vai vender produtos de diversas gravadoras e não somente da Som Livre, outra empresa do grupo Sigla -os discos da dupla Chitãozinho e Xororó são lançamentos da PolyGram. "Pretendemos comercializar todas as trilhas das novelas da Globo."
Hit
O anúncio que está no ar -na mesma linha do programa "Shop Tour"- destaca a faixa "Coração Sertanejo", o tema do romance rural entre Patrícia Pillar (Luana) e Antônio Fagundes (Mezenga) em "O Rei do Gado".
No início do comercial, o apresentador convence uma garota a cantar a música. Depois que ela se arrisca no trecho "andei, andei...", quem passa a interpretar a canção é a própria dupla.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: 'Você Decide' volta ao ar com três finais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.