São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
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Teto solar é boa opção contra o calor

DA REPORTAGEM LOCAL

Instalar teto solar deixa o carro mais valorizado e oferece conforto extra ao dirigir, aumentando a ventilação e a iluminação no interior, principalmente em dias quentes e ensolarados.
É possível instalar o componente em todos os modelos, nacionais e importados. O tempo médio de colocação é de quatro horas.
Há no mercado dois tipos de teto solar: com acionamento manual e elétrico (mais caro e eficiente).
O manual, instalado por preços que variam entre R$ 350 e R$ 550, tem uso restrito. Pode-se só levantar a tampa (para a brisa entrar na cabine) ou retirar o vidro -há risco de danificá-lo ou até quebrá-lo.
O teto solar elétrico pode ser aberto, total ou parcialmente, acionando-se um botão. O vidro recolhe-se entre o forro e o teto do carro. Em lojas especializadas, os preços vão de R$ 1.100 a R$ 1.500.
Outra vantagem do teto elétrico é a existência de veneziana, que impede a entrada de raios solares na cabine, com o acessório fechado.
"Em ambos os modelos, a vedação é total, sendo praticamente impossível a entrada de água na cabine", garante Wagner de Fonseca, da Karmann-Ghia, que fabrica teto solar no país.
Em geral, a abertura na lataria é feita com uma serra, com as medidas fornecidas por um molde universal -igual para todos os carros. "O teto solar é fixado com parafusos e a lataria recebe, em seguida, tratamento antiferrugem", diz Roberto de Souza, da Celson.
Manter o teto solar em ordem é simples. A maior preocupação deve ser reservada às borrachas de vedação, que não podem ressecar. Devem ser limpas e, depois, receber aplicação de silicone líquido.
Pouca oferta
São poucos os veículos de montadoras nacionais que oferecem o teto solar como item opcional (todos de acionamento elétrico).
Omega CD e GLS e Vectra CD, da GM, podem ser adquiridos com o dispositivo, que custa R$ 1.erta
São poucos os veículos de montadoras nacionais que oferecem o teto solar como item opcional (todos de acionamento elétrico).
Omega CD e GLS e Vectra CD, da GM, podem ser adquiridos com o dispositivo, que custa R$ 1.600 (Omega) e R$ 1.13111(Vectra).
Escort e perua Escort GLX (Ford), fabricados na Argentina, podem ser comprados com teto solar apenas em um pacote-com outros acessórios. O Escort custa R$ 24.011, enquanto a perua sai por R$ 25.061.
Os modelos VW que contam com teto solar são as versões Exclusiv do Santana e da Quantum. Como no caso da Ford, também são disponíveis em um pacote. O Santana com teto salar custa R$ 35.515 e a Quantum, R$ 37.515.
A Fiat não dispõe atualmente de nenhum modelo com teto solar.

Onde encontrar - Celson: tel. (011) 262-9758; Dragster: tel. (011) 262-9644; Intauto: tel. (011) 291-2544; Karmann-Guia: tel. (011) 451-5533.

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