São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 1997
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Teto solar é boa opção contra o calor

DA REPORTAGEM LOCAL

Instalar teto solar deixa o carro mais valorizado e oferece conforto extra ao dirigir, aumentando a ventilação e a iluminação no interior, principalmente em dias quentes e ensolarados.
É possível instalar o componente em todos os modelos, nacionais e importados. O tempo médio de colocação é de quatro horas.
Há no mercado dois tipos de teto solar: com acionamento manual e elétrico (mais caro e eficiente).
O manual, instalado por preços que variam entre R$ 350 e R$ 550, tem uso restrito. Pode-se só levantar a tampa (para a brisa entrar na cabine) ou retirar o vidro -há risco de danificá-lo ou até quebrá-lo.
O teto solar elétrico pode ser aberto, total ou parcialmente, acionando-se um botão. O vidro recolhe-se entre o forro e o teto do carro. Em lojas especializadas, os preços vão de R$ 1.100 a R$ 1.500.
Outra vantagem do teto elétrico é a existência de veneziana, que impede a entrada de raios solares na cabine, com o acessório fechado.
"Em ambos os modelos, a vedação é total, sendo praticamente impossível a entrada de água na cabine", garante Wagner de Fonseca, da Karmann-Ghia, que fabrica teto solar no país.
Em geral, a abertura na lataria é feita com uma serra, com as medidas fornecidas por um molde universal -igual para todos os carros. "O teto solar é fixado com parafusos e a lataria recebe, em seguida, tratamento antiferrugem", diz Roberto de Souza, da Celson.
Manter o teto solar em ordem é simples. A maior preocupação deve ser reservada às borrachas de vedação, que não podem ressecar. Devem ser limpas e, depois, receber aplicação de silicone líquido.

Onde encontrar - Celson: tel. (011) 262-9758; Dragster: tel. (011) 262-9644; Intauto: tel. (011) 291-2544; Karmann-Guia: tel. (011) 451-5533.

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