São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Calendas gregas; Intriga no Senado; Das suas; Para a coleção; Campanha no corredor; Por enquanto; Saída de emergência; Pizza e reeleição; Descoordenando; Senhores das águas; Encurtando distâncias; Criador e criatura; Até cair; Só depois da reeleição; Mexendo em vespeiro

DAS SUAS

Calendas gregas
Líder do PMDB, Michel Temer diz que não está sendo boa a receptividade na bancada do partido na Câmara para votar a emenda da reeleição em plenário esta semana. Mais um indicador de que ela deve acabar adiada.

Intriga no Senado
FHC ligou para ACM ontem. Ele negou versões espalhadas por senadores do PMDB de uma conversa que teve com eles na semana passada. Nela, o presidente teria falado mal do cacique do PFL. ACM agradeceu a FHC.

Serjão Motta continua mestre na arte de fazer amigos e influenciar pessoas. Ávido por dominar o processo de reeleição de FHC, têm pisado no calo de outros ministros e invadido áreas que não são de sua competência.

Para a coleção
Sem querer, a cúpula tucana ajuda a candidatura de Wilson Campos (PSDB) na Câmara. Se o PSDB vier a se tornar o maior partido da Casa, como planejam seus cardeais, nada mais natural que o presidente seja um tucano.

Campanha no corredor
Michel Temer (PMDB-SP) inicia amanhã sua campanha a presidente da Câmara, com um discurso no plenário. O número de deputados presentes para ouvi-lo será um bom indicador de sua popularidade. Ele promete visitar todos os 513 até a eleição.

Por enquanto
FHC desautorizou a manobra engendrada por caciques tucanos para desfiliar Wilson Campos do PSDB. Mas trabalha para impedir que o deputado, o favorito do baixo clero, leve sua candidatura ao plenário da Câmara.

Saída de emergência
Na hipótese de o PSDB vir a desfiliá-lo, Wilson Campos (PE) poderia se filiar ao PSB e disputar a presidência da Câmara. O governador de Pernambuco, Miguel Arraes (PSB), adoraria ter a adesão do rei do baixo clero.

Pizza e reeleição
O primeiro teste do movimento pró-reeleição será hoje. Antigos membros de movimentos de esquerda, os organizadores convidam para encontro às 20h. Numa pizzaria (Micheluccio, r. Pedroso de Moraes), em São Paulo.

Descoordenando
Maldade destilada por um tucano: "Tem notado como o Luiz Carlos Santos (PMDB) anda sumido? É que seus padrinhos no ministério são os mesmos senadores que agora estão jogando areia na reeleição".

Senhores das águas
Amanhã, Covas terá seu primeiro encontro com o prefeito Celso Pitta. Tema principal: enchentes paulistanas. O problema só tem jeito se Estado e prefeitura pararem de atribuir a culpa um ao outro e agirem juntos.

Encurtando distâncias
Mesmo se chegarem a um acordo sobre a questão das enchentes, não será a primeira parceria de Covas e Pitta. Juntos com o governo federal, fecharam acordo para construir o anel viário em torno de São Paulo.

Criador e criatura
Resta saber como Maluf vai reagir a esses sinais de aproximação, mesmo que "administrativa", entre Pitta e os tucanos. Especialmente em tempos de votação da emenda da reeleição.

Até cair
Os jatos HS que servem ao primeiro escalão federal em viagens pelo país devem continuar tirando o sono dos ministros. A Aeronáutica já foi sondada se não toparia trocar os velhos aviões por novos modelos. Resposta: os jatos de caça têm prioridade.

Só depois da reeleição
O Conselho de Administração do Banco do Brasil analisa, na quinta, o processo de auditoria sobre o vazamento da lista de pepebistas em dívida com o banco. Mas há quem ache que a reunião será adiada mais uma vez.

Mexendo em vespeiro
A bancada da Bahia está em pé de guerra com o relator do Orçamento, senador Carlos Bezerra (PMDB-MT). Descobriram que pelo parecer de Bezerra, o Ceará teria R$ 50 milhões a mais que a Bahia para investimentos.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
- Isso é intolerável. O presidente está deixando de zelar pela compostura do cargo que ocupa para encarnar um personagem da novela "Vale Tudo".

Próximo Texto: Intrigante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.