São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
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Contato publicitário pode evitar equívocos

DA REDAÇÃO

A década de 90 é a década do profissional de atendimento, ou seja, das pessoas que fazem contato, que negociam com os clientes das agências de publicidade. Essa é a opinião de Afonso Serra, diretor da agência DM9.
Serra abriu o ciclo "Arena do Marketing" de 97 com a palestra "Anos 90: A Década dos Negócios". O evento é promovido quinzenalmente no auditório da Folha, sempre às quartas-feiras.
"O homem de atendimento, que eu também chamo de profissional da área de negócios, tem a tarefa de orientar o departamento de criação da agência", avalia o diretor.
Mas, segundo ele, isso não quer dizer que a criação ou qualquer outra área deva ficar de fora do dia-a-dia de seus clientes. O ideal seria que as pessoas da criação também estudassem um pouco de administração. "Quando você conhece o negócio, fica mais fácil."
Essa interação entre as áreas de criação e atendimento, aliada ao conhecimento profundo do negócio do cliente e do mercado, ajudaria a evitar equívocos no lançamento de campanhas e, eventualmente, de produtos.
Serra citou como exemplo de lançamento equivocado a primeira campanha do cigarro Marlboro no Brasil, em 1974. "Foi um problema de posicionamento. Lembro que no comercial eles mostravam um caubói na neve. E foi um verdadeiro fracasso."
Uma das formas utilizadas pela DM9 para driblar problemas em suas campanhas é criação de um grupo de trabalho que faz uma "imersão" no negócio do cliente.
"É essencial que, além de conhecer o produto, você saiba de que maneira ele é fabricado, como é distribuído e como chega aos pontos-de-venda."
Para Serra, a DM9 foi a agência que inaugurou a era dos novos profissionais de atendimento, pois conseguiu aliar um homem de criação, que é Nizan Guanaes, a um homem de atendimento, que é o próprio Serra.

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