São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997 |
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Marca Kolynos fica fora do mercado
CLÁUDIA PIRES
A decisão veio depois de muita discussão sobre a compra da Kolynos pela Colgate, levantada pela Procter & Gamble. A Procter disputou com a Colgate a compra da Kolynos em uma licitação privada internacional, mas foi preterida diante da oferta de cerca de US$ 1,2 bilhão feita pela Colgate. Diante disso, a empresa pediu ao Cade que analisasse a validade da negociação, já que a união das duas companhias daria à Colgate-Kolynos uma participação de mercado superior a 70%. Segundo alegação da Procter & Gamble, essa situação de concentração de mercado inviabilizaria qualquer estratégia utilizada pela concorrência. Isso criará espaço, segundo o Cade, para que outras marcas possam ganhar mais participação dentro do mercado de higiene bucal brasileiro. A vitória no caso foi inédita para a Procter & Gamble, empresa que distribui produtos para mais de 140 países e tem faturamento anual superior a US$ 35 bilhões. A estratégia da Procter & Gamble para o mercado de cremes dentais para este ano é ainda um mistério. A empresa admite, porém, que está reestruturando seus planos baseada na decisão do Cade. Mas os projetos de um novo creme dental só devem ser divulgados a partir do final do próximo mês, depois que o Cade avaliar o projeto de estratégia de mercado apresentado pela Colgate. A Procter & Gamble atua no Brasil há cerca de oito anos e ainda não dispõe de nenhuma marca de creme dental fabricada no país. A empresa fabrica no exterior e importa para o país a marca Crest. (CP) Texto Anterior: Colgate-Palmolive investirá R$ 130 mi Próximo Texto: Contato publicitário pode evitar equívocos Índice |
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