São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
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Marca Kolynos fica fora do mercado

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Em dezembro do ano passado, o Cade decidiu que a Colgate-Palmolive teria que suspender o uso da marca Kolynos para cremes dentais durante os próximos quatro anos.
A decisão veio depois de muita discussão sobre a compra da Kolynos pela Colgate, levantada pela Procter & Gamble.
A Procter disputou com a Colgate a compra da Kolynos em uma licitação privada internacional, mas foi preterida diante da oferta de cerca de US$ 1,2 bilhão feita pela Colgate.
Diante disso, a empresa pediu ao Cade que analisasse a validade da negociação, já que a união das duas companhias daria à Colgate-Kolynos uma participação de mercado superior a 70%.
Segundo alegação da Procter & Gamble, essa situação de concentração de mercado inviabilizaria qualquer estratégia utilizada pela concorrência.
Isso criará espaço, segundo o Cade, para que outras marcas possam ganhar mais participação dentro do mercado de higiene bucal brasileiro.
A vitória no caso foi inédita para a Procter & Gamble, empresa que distribui produtos para mais de 140 países e tem faturamento anual superior a US$ 35 bilhões.
A estratégia da Procter & Gamble para o mercado de cremes dentais para este ano é ainda um mistério. A empresa admite, porém, que está reestruturando seus planos baseada na decisão do Cade.
Mas os projetos de um novo creme dental só devem ser divulgados a partir do final do próximo mês, depois que o Cade avaliar o projeto de estratégia de mercado apresentado pela Colgate.
A Procter & Gamble atua no Brasil há cerca de oito anos e ainda não dispõe de nenhuma marca de creme dental fabricada no país.
A empresa fabrica no exterior e importa para o país a marca Crest.
(CP)

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