São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Pobres punks; Fé no rock and roll; Só elogios; Curto e grosso; Clube diferente; Indignada 2; Cheiro de esperança;

É hora de pôr para fora suas reclamações, elogios, angústias, dúvidas e ambições. Este espaço está aqui para isso. Escreva!

Pobres punks
"Como gosto de música, sempre estou ligado neste caderno. Fico impressionado com a discriminação em relação aos punks. Muita gente os critica sem saber porque eles têm esse comportamento cheio de fúria.
Som agressivo, letras de protesto e roupas detonadas são características de pessoas que se revoltaram, já que vivem em periferias onde a violência impera e não há boas condições para a educação, moradia e alimentação. Lá, uma vida digna é impossível!
Resta a eles o inconformismo, protestando com a música, tentando despertar a consciência social das pessoas. Não sou punk, mas sigo a ideologia. Estou vendo tudo isso indo por água abaixo, pois essas bandas novas como Green Day e Offspring (que são até legais) vendem milhões.
Sabemos que só pessoas de classe média para cima têm condições de comprar um CD. Acho contraditório que justo os punks que criticam e querem acabar com a burguesia vendam mais de 10 milhões de cópias, transformando o movimento punk em moda. Isso aconteceu devido ao fato de o som punk ter ficado pop e acessível, pois até minha mãe escuta o Green Day! Bandas brasileiras como Ratos de Porão, Garotos Podres, Inocentes, Cólera, Replicantes, etc., sempre ficaram no underground pois cantam a realidade de quem não tem vez.
Sou eclético. Também gosto de bandas de thrash e death metal como Sepultura, Sextrash, Overdose, Chakal, Sarcófago, Dorsal Atlântica, Pantera, Morbid Angel, Samael, Napalm Death, Slayer, Metallica, Carcass...
É preciso que as pessoas abram suas mentes. Tanto o punk quanto o thrash/death metal possuem letras contundentes. Com certeza, isso não agrada às classes mais altas da sociedade."
Hugo Rafael de Oliveira Brito, 16 (São Carlos, SP)

Fé no rock and roll
"Oi, feras do Folhateen. Queria avisar à Cláudia Tavares (carta do dia 6 de janeiro) que nem todas as pessoas que falam mal do gospel são desinformadas...
Eu sei o que é, não gosto e acho que não preciso ser evangélica para estar de bem com a vida.
Eu vou preferir ficar com o velho e fantástico rock and roll! Tenho certeza que Jesus vai continuar amando a todos, gostem eles de gospel, rock, punk ou samba.
Fique com o seu gospel e a gente fica com o nosso rock and roll!"
Liége de Oliveira Cypriano, 16 (Catanduva, SP)

Só elogios
"Primeiramente, quero dizer que vocês estão de parabéns! As matérias são ótimas. Só acho que falta um espaço para a música brasileira e para endereços de fã-clubes. Adorei as idéias de Rodinei Silva (06/01). Estou com ele! Deixo abaixo meu endereço para quem quiser bater um bom papo e trocar materiais da roqueira Rita Lee. É isso! Valeu!!!"
José Rodrigo Gerace (av. João Dias, 1.702, casa 4, Santo Amaro, CEP 04724-002, São Paulo, SP)

Curto e grosso
"Acho o caderno bem legal, mas vocês podiam tirar essas coisas afrescalhadas de moda. Quem quiser saber disso que compre umas revistas." Marco Lopes, 15 (via e-mail)

Clube diferente
"Estou escrevendo para parabenizar o Folhateen, que é o máximo, sempre discutindo idéias novas e trazendo os assuntos mais importantes do mundo atual para o cotidiano dos jovens. O espaço é completamente livre, tudo é discutido na maior liberdade de expressão. Gostaria de convidar toda a galera que lê o Folhateen para fazer parte do fã-clube Rock'n'Roll Esporte Clube. Para participar é preciso preencher os seguintes requisitos:
1º) Gostar das seguintes bandas: Metallica, Iron Maiden, Nirvana, Black Sabbath, Raimundos, Sepultura, Suicidal Tendencies, Planet Hemp, The Cult, Bad Religion, Alice in Chains, Pearl Jam, Offspring.
2º) Gostar de skate.
3º) Torcer para o São Paulo.
4º) O mais importante: odiar o Bon Jovi.
Escrevam para meu endereço."
Roque Lima Filho, 17 (Ladeira São Cristovão, av. Lacerda, 15, Liberdade, CEP 40365-520, Salvador, BA)

Indignada 2
"Estou escrevendo para manifestar meu apoio às amigas de Rio Claro (SP), que reclamam da crítica feita por Álvaro Pereira Jr. no Folhateen do dia 9 de dezembro. Gostaria que ele respondesse: o que é ser 'brega'? Brega é lotar estádios do mundo todo, brega é vender milhões de cópias por cada CD lançado, brega é ganhar prêmios e mais prêmios em todas as partes do mundo, brega é ganhar o prêmio de melhor banda pela revista 'Kerrang' (uma revista inglesa, onde os leitores escolhem os ganhadores). Se isso for brega, eu gostaria de ser brega. Agora, espero que você, Álvaro, antes de fazer uma crítica, pesquise sobre a banda ou cantor e não critique maldosamente, levado pelo seu gosto musical.
Quero reclamar também do descaso do Folhateen pela banda Bon Jovi. O jornal não publica nada. Só para ter uma idéia, Jon Bon Jovi está filmando seu quarto longa em dois anos e o Folhateen não publicou nada sobre isso. Graças a um avanço tecnológico chamado TV a cabo fiquei sabendo sobre esse último filme, que se chama 'Homegrow' e o assunto é maconha, drogas, onde Jon é o traficante principal e se chama Steve. Depois que seu líder morre, todos os traficantes se juntam e lutam por um ideal. Pena que esse avanço não é disponível a todos que são castigados por jornais que dão importância para sua opinião pessoal e não para a opinião dos leitores.
Espero que essa carta seja publicada. Se não for, irei escrever mais cartas e pedirei para meus (minhas) amigos(as) fãs dessa incrível banda para se juntarem. Quanto ao Álvaro Pereira Júnior, espero que compre o CD duplo 'These Days' e ouça.
Mando meu endereço para trocar correspondência com os outros fãs da banda Bon Jovi."
Lygia Corrêa, 13 (r. Fernando Gomes, 379 CEP 15070-610 - S. José do Rio Preto - SP)

Cheiro de esperança
"Achei muito criativo o Hall of Fame que foi feito na última edição de 1996. O melhor livro estrangeiro foi uma surpresa boa para mim. Eu estou lendo 'O Mundo de Sofia' e não achei que tantos adolescentes se interessassem pela história da filosofia. Fiquei feliz por saber que um livro desses está sendo lido. Sinto um 'cheiro de esperança' no ar..."
Aline Moura, 17 (São Paulo, SP)

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. E-mail: Folhateen@uol.com.br. Mande seu nome, idade, endereço e telefone.

Próximo Texto: Dor da primeira transa não é nenhuma razão para drama
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.