São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dor da primeira transa não é nenhuma razão para drama

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 17 anos e namoro há um ano com um cara de 18. Sou virgem e decidi que chegou a hora de transar; o problema é que ele é virgem também. Nós não temos experiência alguma e me contaram que quando os dois são virgens tudo fica mais difícil, que o homem sente mais dor do que a mulher e que se ele usar camisinha sente menos dor. Acontece que eu vou começar a tomar pílulas para ele não usar camisinha: não quero ter uma primeira transa usando isso!"
resposta
Certo, certo. E não contaram para você também que a primeira transa não engravida? Se contaram você não acreditou, pois está aí prontinha para começar a tomar pílulas para não correr o risco de uma gravidez fora de hora. Então, como é que sai acreditando nessas outras bobagens? Antes que você coloque a sua decisão na prática, vamos passar a limpo algumas questões.
Primeiro: virgindade não é instrumento de tortura presente na primeira vez de um casal para provocar tanta dor e dificuldades assim como você está pensando. Vai ver que é por isso que tem tanta gente da sua idade, e mais nova ainda, querendo se livrar da virgindade a qualquer custo. Ser virgem não provoca sofrimento, bonitinha, nem antes, nem durante a transa. O que pode provocar sofrimento é deixar de ser virgem aos trancos e barrancos.
Não ter experiência alguma na vida sexual pode trazer algum constrangimento, alguma confusão na primeira transa, claro, mas isso vocês só vão perceber depois que ela passar. Não tem outro jeito: todo mundo tem a sua primeira vez em tudo. Tem casal que sente o maior orgulho em poder aprender ao mesmo tempo; você fica achando que é problema!
A camisinha tira apenas um tipo de dor: a de cabeça, depois de a transa acontecer. Onde já se viu pensar que a pílula pode substituir a camisinha? Já sei: você vai entrar com o papo de os dois serem virgens, terem um namoro firme, essas coisas. Nem pensar. Namoro firme nessa idade pode durar mais um mês e pensar e agir assim é o primeiro passo para fazer a mesma coisa com o segundo namorado, o terceiro... Hoje você não imagina que isso pode acontecer, mas pode. Camisinha, moça! O casalzinho deve deixar para pensar mais tarde em como fazer para deixar de lado a camisinha e adotar outro método seguro.
Por último: contaram também para você que para usar pílulas anticoncepcionais é preciso consultar um ginecologista antes? E nisso você acreditou, espero.

Texto Anterior: Pobres punks; Fé no rock and roll; Só elogios; Curto e grosso; Clube diferente; Indignada 2; Cheiro de esperança;
Próximo Texto: Muitas sugestões de agitos para quem passa férias em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.