São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prédio do Arquivo do Estado será reformado com R$ 300 mil

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Com cerca de R$ 300 mil, o diretor do Arquivo do Estado, Fausto Couto Sobrinho, 50, espera acabar com as goteiras, rachaduras e problemas na instalação elétrica do prédio da rua Dona Antônia de Queiroz, onde funciona, até este mês, a instituição.
A reforma, já prevista no orçamento do governo, deverá tornar o prédio apto a abrigar um arquivo intermediário, ou seja, um espaço para triagem da documentação oficial datada a partir dos anos 30 e que entulha os órgãos públicos estaduais sem ser recolhida.
O objetivo é duplicar, em um ano e meio, o acervo do Arquivo do Estado -o segundo maior do país-, que está sendo transferido para nova sede, em Santana.
Atualmente, esse trabalho de triagem ocorre num prédio na avenida Presidente Wilson, na Mooca, em estado precário.
A reforma da antiga sede é um dos "projetos megalomaníacos" para a instituição, segundo palavras do próprio Sobrinho, juiz aposentado e historiador, que assumiu a direção em setembro.
"Há documentos datados do século 19 que ainda estão em repartições. Com a ampliação do espaço na nova sede, isso poderá entrar para o acervo permanente", disse.
Outro projeto prioritário para Sobrinho é a informatização do acervo. E deve começar a funcionar em 22 de abril a homepage do Arquivo do Estado na Internet.

Texto Anterior: Primeira Parada Virtual de Orgulho Gay entra hoje na rede
Próximo Texto: Novela fragiliza limites entre notícia e ficção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.