São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pintora foi para o Oeste em 1949

DA REPORTAGEM LOCAL

Georgia Totto O'Keeffe nasceu em uma fazenda perto da cidade de Sun Prairie (Wisconsin), em 15 de novembro de 1887.
O desejo de tornar-se artista despertou ainda na adolescência. "Eu vou ser uma artista! Eu realmente não sei de onde tirei essa idéia. Eu só sei que serei", disse uma vez.
Iniciou seus estudos artísticos em 1905, em Chicago. Seguiu depois para NY, onde conheceu Stieglitz, com quem se casou em 1924.
É possível notar várias influências na produção artística de O'Keeffe. Uma delas é Ralph Waldo Emerson (1803-1882) e o Transcendentalismo (escola filosófica norte-americana que se caracterizava por um misticismo que colocava Deus como um ser real, fruto da conjunção de tudo o que existe no universo).
Também sofreu influências de seu professor, o artista Arthur Wesley Dow, que despertou na artista o interesse pelos elementos decorativos das pinturas e gravuras orientais do século 19. Também foi influenciada pelo simbolismo norte-americano, por Kandinsky e pelo abstracionismo, mas sem nunca seguir movimentos.
O'Keeffe entrou em contato com o Oeste a partir de 1917, quando era artista residente no Texas. A partir de 1929, passou seis meses por ano no Novo México e elegeu Abiquiu (80 kms. de Santa Fé, capital do Estado) como sua residência permanente a partir de 1949. Volta a NY com frequência, para visitar amigos e galerias. Morreu em 6 de março de 1986.

Texto Anterior: 1ª individual é na galeria 291
Próximo Texto: Museu será inaugurado em julho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.