São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu será inaugurado em julho

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de Santa Fé, no Novo México, inaugura em 17 de julho o Museu Georgia O'Keeffe, com cerca de 40 trabalhos da artista. O número pode parecer pequeno, mas não é. Embora tenha produzido cerca de 2.400 trabalhos, poucos deles estão no mercado e os mais importantes já estão nas mãos dos maiores museus do mundo.
"Estamos usando todos os recursos para coletar pinturas, aquarelas e desenhos. Mas pretendemos ter no futuro um centro de estudos sobre sua obra, em que armazenaremos fotografias e escritos", disse o diretor Hassrick.
Os trabalhos estão sendo comprados pela The Burnett Foundation, em Forth Worth (Texas), e doando-os ao museu. "A presidente do conselho da fundação, Anny W. Marien, é uma colecionadora de Georgia O'Keeffe e a maior incentivadora do trabalho", disse Hassrick.
A fundação é ainda uma das incentivadoras do catálogo "raisonnée" da artista, que levantará toda a sua obra. Barbara Buhler Lynes, autora do livro "O'Keeffe, Stieglitz and the Critics", é responsável pelo catálogo e deve apresentá-lo até 1998. A publicação está prevista para o ano 2.000. "Já catalogamos cerca de 2.400 trabalhos, sendo que a metade são pinturas e metade são trabalhos em papel".
O'Keeffe também será tema de um filme. A produção está sob sigilo e deve ser dirigida por Gregory Hoblit ("As Duas Faces de um Crime") e pode ter Michelle Pfeiffer como protagonista.
(CF)

Texto Anterior: Pintora foi para o Oeste em 1949
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.