São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Segunda posse de Clinton reúne 300 mil

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Apesar de a temperatura máxima no fim-de-semana em Washington ter sido de -6°C, pelo menos 300 mil pessoas participaram das várias atividades comemorativas da segunda posse de Bill Clinton como presidente dos EUA, programada para hoje às 12h locais (15h em Brasília).
A área aberta entre o Capitólio (o Congresso) e o obelisco (monumento a George Washington), conhecida como o Mall, foi transformada numa universidade ambulante. Em barracões de lona, dezenas de personalidades se revezam em conferências e seminários.
Além disso, há uma intensa programação de espetáculos musicais e várias exposições de novidades tecnológicas e de produtos dos 50 Estados norte-americanos.
A maioria desses barracões não tem sistema de aquecimento e, por motivos de segurança, os vendedores ambulantes que trabalham no Mall foram proibidos de usar botijões de gás e não podem servir muitas bebidas ou comidas quentes. Mesmo assim, o entusiasmo, em especial o de cerca de 50 mil turistas, não diminuiu.
Segundo o serviço de meteorologia, o tempo hoje será menos inclemente. A previsão é de céu nublado e temperatura de 2°C no momento em que Clinton estiver prestando seu juramento presidencial. Muito melhor do que os -6°C enfrentados por John Kennedy, em 1961, mas bem pior que os 6°C da primeira posse de Clinton, em 1992.
O presidente, que está com os melhores índices de aprovação pública em quatro anos (60% dos entrevistados pelo jornal "The Washington Post" dizem aprovar a maneira como ele tem governado), passou o dia ontem em cerimônias públicas e revendo o discurso que fará hoje.
Ele participou de dois serviços religiosos, viu cerca de 50 manifestantes contra o aborto à frente de uma das igrejas a que compareceu, recebeu dirigentes de seu partido político para o café da manhã e amigos do Estado-natal do Arkansas, sul dos EUA, para o almoço.
No sábado à noite, ele assistiu dos balcões da Casa Branca a queima de fogos de artifício que durante dez minutos iluminaram a capital dos EUA. Dezenas de milhares de pessoas viram os fogos das ruas.
O presidente e a primeira-dama planejavam estar presentes a um show em sua homenagem ontem à noite, com a participação, entre outros, dos cantores Stevie Wonder e Aretha Franklin.
Ao contrário de quatro anos atrás, quando ela comandou o show para o primeiro casal, a cantora e atriz Barbra Streisand não está em Washington para a posse. Sua ausência tem alimentado toda sorte de rumores em Washington, já que é conhecida a grande amizade entre ela e o casal Clinton.
Hoje, além da posse, Clinton vai almoçar com líderes do Congresso e juízes da Suprema Corte, assistir a parada e aparecer em 15 festas, na última delas a partir das 3h40 de amanhã (6h40 em Brasília).

Próximo Texto: Ambições são menores agora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.