São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro fala em 'judeu palestino'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ministro dos Transportes de Israel, Yitzhak Levy, causou surpresa ontem ao dizer que os colonos judeus podem se tornar cidadãos palestinos após a definição do status final da faixa de Gaza e da Cisjordânia.
"É possível que esses colonos sejam então súditos de Arafat ou que disponham de carteiras de identidade especiais, como é o caso em outras partes do mundo", disse Levy, que pertence ao Partido Nacional Religioso.
Foi a primeira vez que um dirigente do partido, de extrema direita e ligado aos colonos, admite que algumas colônias judaicas da Cisjordânia podem incorporar-se a um eventual Estado palestino.
Levy aproveitou um discurso em uma escola próxima a Tel Aviv para incentivar a expansão das colônias na Cisjordânia, ponto que causa polêmica entre árabes e israelenses e que já foi defendido pelo premiê Binyamin Netanyahu.
Entrevistas aos EUA
Várias emissoras de TV norte-americanas exibiram ontem entrevistas com Netanyahu. Ele pediu que os palestinos comecem a cumprir sua parte nos acordos de paz, citando especialmente a revogação das referências à destruição de Israel dos documentos palestinos.
Para Netanyahu, os acordos no Oriente Médio têm sido "de mão única, na qual só Israel dá, e só os palestinos recebem". Ele disse novamente que não dividirá Jerusalém, pois isso seria "construir um muro de Berlim".

Texto Anterior: Em Hebron, Arafat tenta conciliação
Próximo Texto: Hutus matam 3 espanhóis em Ruanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.