São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre aos 90 anos o descobridor de Plutão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Morreu ontem em sua casa no Novo México (EUA) o descobridor de Plutão, Clyde W. Tombaugh. Ele tinha 90 anos.
Tombaugh descobriu o planeta em 18 de fevereiro de 1930, aos 23 anos, quando ainda não tinha diploma universitário. Nos anos 20, Tombaugh fez o seu próprio telescópio de 22 cm na fazenda de sua família, no Estado do Kansas.
Ele desenhou esboços de Marte e Júpiter e os enviou ao Observatório Lowell, no Arizona, a fim de que os cientistas que trabalhavam ali avaliassem o seu trabalho.
Em vez de uma avaliação, ele conseguiu ajudar os cientistas a procurar o planeta X, o qual o astrônomo Percival Lowell acreditava ser o nono planeta do Sistema Solar.
Lowell já havia relatado oscilações nas órbitas de Netuno e Urano, mostrando que os planetas poderiam estar sendo influenciados pela gravidade de outro planeta.
Tombaugh, que mais tarde se graduou pela Universidade do Kansas, estudou mais de 7.000 horas de fotografias tiradas do espaço em dias consecutivos. Segundo ele, se o planeta fosse visível, se moveria para uma nova posição numa segunda fotografia.
Ele é uma das quatro pessoas que receberam crédito pela descoberta de um planeta.

Texto Anterior: Islâmicos radicais matam 36 na Argélia
Próximo Texto: Líder da Otan discute a expansão na Rússia; Ieltsin pode sair do hospital amanhã; Empregados mantêm executivo como refém; Polícia da Dinamarca prende neonazista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.