São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prato local sustenta até bandeirante

Barreado é cozido de carne

KATJA GUSSMANN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem pega a litorina para Morretes chega lá na hora do almoço e não deve perder o prato típico da região, o barreado.
Denice Santana, gerente do restaurante Madalozo, explica como ele é feito. "O barreado era a comida dos tropeiros, dos bandeirantes e antigamente era feito numa panela de barro. Hoje usamos panela de alumínio."
E quem ainda acredita na história de que o barreado do passado era colocado embaixo da terra para cozinhar ficará decepcionado com a notícia de Denice de que isso nunca foi verdade.
A carne é cozida numa panela lacrada por horas e horas para desenvolver seu gosto singular.
Primeiro, você coloca no fundo da panela toicinho para não deixar a comida grudar. Em cima, vêm cebola, alho, louro, pimenta-do-reino, cominho e a carne bovina de segunda em cubos. Depois, cubra com água, coloque sal e deixe cozinhar por quatro horas.
Mas esse não é todo o segredo.
É preciso saber como servir o prato, e quem não tem nenhuma idéia pode contar com a seguinte ajuda: coloque duas colheres de farinha no barreado e mexa bem até formar um pirão, acrescente o arroz e a banana-maçã.
Depois de um prato pesado como o barreado, com certeza será preciso uma boa caminhada. E Morretes oferece mais do que comida gostosa.
Num passeio pela cidade, fundada em 1733, você pode se deliciar com a arquitetura de estilo barroco dos casarões, quase todos restaurados, igrejas do século 18, o rio Nhundiaquara, que corta a cidade, e o ar tranquilo e bucólico.
Para quem quiser levar uma lembrança, a cidade tem lojas de artesanato onde se encontram bolsas de palha, bandejas, pratos e esculturas de madeira e a fantástica cachaça de banana, prato da casa.
Assim o dia passa rápido e chega a hora de pegar o ônibus de volta para Curitiba, seguir para Paranaguá, ou ficar uma noite e curtir mais um pouquinho as atrações de Morretes.

Texto Anterior: "Progresso" afastou os nativos do mar
Próximo Texto: Evento de informática começa amanhã em SP; Aprovado acordo entre a American e a British; Swissair tem pacote de de esqui para os Alpes; Temporada de inverno tem música em Aspen; San Francisco inaugura o seu aquário marítimo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.