São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Custo deve ficar em R$ 15 mi

DA REPORTAGEM LOCAL

A campanha publicitária do plebiscito para aprovar um segundo mandato para FHC deverá ficar em torno de R$ 15 milhões. A opinião é de publicitários ouvidos pela Folha, alguns próximos à equipe de comunicação do governo.
No caso de campanha pelo plebiscito -ou se a opção for referendo -, deve haver horário gratuito de rádio e TV para que haja manifestações favoráveis e contrárias. Mesmo assim, há gastos com a produção desses programas.
O custo de uma nova campanha seria pelo menos sete vezes superior aos gastos com as mensagens pró-reeleição que estão sendo veiculadas atualmente. Geraldo Walter tem dito que a atual campanha custou R$ 2 milhões. Este valor é considerado "modesto".
Mesmo utilizando horário gratuito de TV que PSDB e PFL têm direito, segundo os publicitários, a atual campanha deve custar mais. Para eles, só a produção dos comerciais de TV devem ficar em torno de R$ 2 milhões.
A atual campanha de TV também ficou mais cara por causa do pagamento de cachês às pessoas que dão depoimentos favoráveis à reeleição. Um publicitário que participou das gravações confirma o pagamento desses cachês.
O recurso utilizado para esse tipo de depoimento é questionado no meio publicitário. Com não se trata de depoimento espontâneo, acredita-se que esse tipo de mensagem passa menor credibilidade.
Publicitários acreditam que há excesso de veiculação de mensagens na TV. Para eles, a superexposição cansa o telespectador.

Texto Anterior: Planalto já arma campanha para aprovar o plebiscito
Próximo Texto: Planalto já arma campanha para aprovar o plebiscito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.