São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenspan acalma os mercados nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Alan Greenspan, afirmou ontem que as pressões inflacionárias estão sob controle e a economia norte-americana está em boa forma.
As declarações foram feitas diante do Comitê de Orçamento do Senado e foram interpretadas pelos especialistas como um sinal de que as taxas de juros permanecerão estáveis.
A próxima reunião para decidir sobre juros nos EUA ocorrerá no dia 4 de fevereiro.
Mercado de ações
Greenspan defendeu também no Congresso a advertência formulada em dezembro último sobre o aquecimento excessivo do mercado de ações.
Ele disse que suas observações não foram erráticas e insistiu no fato de terem sido bem calculadas e planejadas.
Há também quem veja nessa defesa de Greenspan um sinal de que o presidente do Fed prepara o terreno para uma elevação dos juros ainda no primeiro semestre de 1997.
Preços
Greenspan explicou que sua intenção era mostrar que o Fed monitora todos os mercados que, de algum modo, possam influenciar o sistema de preços, eventualmente ameaçando sua estabilidade.
Ele havia admitido a hipótese de o governo adotar medidas para combater a economia de bolha especulativa, qualificando o comportamento dos mercados como "exuberância irracional".
Fôlego
Desde dezembro, entretanto, a Bolsa de Nova York vem mostrando um dinamismo renovado, com desempenho positivo puxado pelos setores de alta tecnologia.
Mais recentemente, entretanto, foram divulgados indicadores mostrando que a economia dos EUA aqueceu-se mais no último trimestre do ano passado.

Texto Anterior: Hoje é último dia para finais 1 e 2
Próximo Texto: Campanha incentiva redução de impostos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.