São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Samba de Cristóvão Bastos recupera imagens do Brasil

Disco "Avenida Brasil" acaba de ser lançado pela Lumiar

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Samba tipicamente carioca com algumas inserções cirúrgicas de baião e jazz. "Avenida Brasil", primeiro disco solo do compositor, arranjador, intérprete e pianista Cristóvão Bastos é um verdadeiro disfarce de ritmos.
"Encubro a batida do samba com surdos, acordeon e outros recursos; no fundo, é a história da música brasileira desde antes da bossa nova", disse Bastos em entrevista à Folha.
"Avenida Brasil", que sai pela Lumiar, traz quatro faixas de sua autoria, além de uma parceria com Paulinho da Viola ("Um Choro pro Valdir") e o seu principal hit, "Todo Sentimento", com Chico Buarque.
Além disso, Bastos fez uma releitura de "Round Midnight" (Williams, Thelonius Monk/Hanighen) com um tratamento de chorinho e a participação de Maurício Carrilho no violão de sete cordas. "A música está há anos em minha cabeça, agora consegui materializar essa reinterpretação", diz Bastos.
Origens
O álbum transpira imagens românticas do Brasil. Os ritmos do Nordeste e o chorinho encontram-se numa interpretação que remete às origens da música instrumental brasileira.
"Mandacaru - Sertão de Caicó" é sua preferida. "A faixa sintetiza coisas importantes com as quais tenho trabalhado." À introdução incidental seguem-se uma percussão inspirada em ritmos do Nordeste e uma melodia levada por um pequeno conjunto de sopros.
Arranjos
O músico, filiado ao estilo de Tom Jobim, fez sua carreira arranjando e compondo para terceiros. Em 95, registrou o trabalho do maestro em um disco dividido com Leny Andrade. "Foi aí que pintou a vontade de fazer um disco sozinho."
Se demorou tanto para realizar o primeiro, o segundo deve vir mais rápido. Bastos prepara-se para reler a obra do pianista Ernesto Nazareth. "Toco Nazareth todos os dias e acho que suas músicas dão espaço para a improvisação."

Disco: Avenida Brasil
Artista: Cristóvão Bastos
Lançamento: Lumiar
Preço: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: Orador converte o púlpito em teatro
Próximo Texto: Saem nomes dos ganhadores da 10ª edição da bolsa Vitae
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.