São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Brastemp faz "recall" de peças de fogões

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Multibrás, donas das marcas Brastemp e Consul, está fazendo o seu segundo "recall" em pouco menos de três meses.
Desta vez, a empresa está chamando os clientes que compraram os fogões modelos Century e De Ville de julho de 1996 a janeiro deste ano para que providenciem a troca do queimador do forno.
Reclamações de clientes -como a de que o queimador não se mantinha aceso- levaram a empresa a fazer novos testes com os fogões.
A decisão foi trocar a peça, já que ela apresentou falhas e riscos para os consumidores.
A Multibrás estima que a substituição das peças será feita em cerca de 30 mil fogões -volume que representa de 10 a 12 dias da produção de fogões da empresa.
Assistência técnica
A Multibrás já acionou a rede de assistência técnica para que faça o serviço gratuitamente e o mais rápido possível.
O cliente pode entrar em contato com a rede autorizada -a SAB (Serviço Autorizado Brastemp)- para marcar o horário da visita do técnico. São mais de 500 autorizadas em todo o país, segundo a empresa.
Ricardo Etchenique, diretor comercial, diz que a substituição será feita na casa do consumidor e que pode demorar entre cinco e oito minutos. Ele conta que a peça a ser trocada custa R$ 2,00.
Assim, o gasto da empresa, só com a substituição do componente, será de aproximadamente R$ 60 mil. Etchenique diz que a Multibrás não está preocupada com a sua imagem.
"Se temos o problema, vamos resolvê-lo. Não acredito que isso venha a abalar nossas vendas."
Primeiro "recall"
O primeiro "recall" da empresa foi feito para substituir um componente do fogão modelo De Ville Grill. Foram trocadas 3.000 peças que regulam a pressão do gás.
"As vendas não caíram. Ao contrário, recebemos muitas cartas elogiando a postura da empresa por ter decidido trocar as peças", afirma o diretor comercial.
Alerta A empresa recomenda que o cliente não use o forno enquanto não for trocado o queimador. As bocas superiores podem ser utilizadas normalmente.
Em 1996, a Multibrás vendeu 6,1 milhões de unidades entre todas as suas linhas de produtos.
(FF)

Texto Anterior: Declaração de Malan acalma o mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.