São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro quadro aparece em MG

ROSALI FIGUEIREDO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA

Um retrato a óleo do poeta Murilo Mendes (1901-1975) é a mais recente obra confirmada como de Cândido Portinari.
O quadro pertence ao acervo do Centro de Estudos Murilo Mendes, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e estava com a assinatura encoberta por um processo de escurecimento que prejudicou a pintura original, segundo Renata Prieto Boscán, restauradora da obra. Sua data provável é 1930.
O trabalho de restauração vem sendo realizado desde novembro e pretende restituir a pintura original. O escurecimento foi causado pelo uso de uma cera como adesivo para o emolduramento da pintura em época desconhecida, afirmou Boscán.
O retrato foi objeto de estudo da professora Maralize Christo, da Universidade Federal de Juiz de Fora, que concluiu que há uma proposta estética que remete a obras de Cézanne -a figura de Mendes é destacada por uma luz ao centro, que se difunde pelo resto do quadro.
Mendes e Portinari foram amigos e trocaram farta correspondência, disse Ribeiro. O centro tem parte desse material, além de desenhos e gravuras de Portinari.

Texto Anterior: Suposta 'Evita' é nora de Rui Barbosa
Próximo Texto: Museu não tinha certeza de que era Evita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.