São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pará tem 99% de evasão

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A reprovação e a evasão de alunos de 1º grau nas escolas na zona rural no Pará chegam a 99%. Esse perfil devastador foi divulgado anteontem pela Secretaria Estadual de Educação.
Pesquisa feita pela secretaria acompanhou o desempenho dos alunos entre 1987 e 1994. O índice de conclusão do 1º grau ficou em apenas 1,4% dos alunos que ingressam na 1ª série do 1º grau. Para cada mil alunos matriculados na 1ª série em 1987, apenas 14 chegaram ao fim da 8ª série em 1994.
Cerca de 73% das crianças não iniciam sequer a 2ª série. Segundo a pesquisa, apenas três a cada cem iniciam no tempo normal a 5ª série.
A miséria e as dificuldades geográficas são apontados como os principais obstáculos ao bom desempenho das crianças paraenses nos estudos.
Na época das chuvas, as estradas ficam intransitáveis e a frequência escolar cai. Além das grandes distâncias para percorrer entre os locais de moradia e as escolas, há com frequência um alto índice de trabalho infantil.
Para tentar melhorar esse quadro, a secretaria começa implementar um projeto que prioriza o ensino básico (1ª a 4ª séries) e a pré-escola e tenta "segurar" as crianças através da merenda escolar.

Texto Anterior: Professores de MG zeram em vestibular
Próximo Texto: Água contaminada causou diarréia, diz laudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.