São Paulo, sábado, 25 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC anuncia a retomada da Transnordestina

DA AGÊNCIA FOLHA; DO ENVIADO ESPECIAL A RECIFE

Em plena campanha pela reeleição, o presidente FHC anunciou ontem em Pernambuco a retomada das obras da Transnordestina, projeto ferroviário idealizado por dom Pedro 2º.
Orçada em R$ 200 milhões, a obra, paralisada em 91, deverá beneficiar todos os Estados nordestinos, ao contrário de outro megaprojeto do governo, o da transposição do rio São Francisco, que não contemplava a Bahia e foi esquecido. "Vai ser uma obra integradora, que vai dar ao São Francisco sua destinação de rio da unidade nacional", disse o presidente.
O trecho de ferrovia a ser construído é o que liga Petrolina a Salgueiro, no sertão de Pernambuco.
A obra viabilizaria o transporte de cargas entre as regiões Centro-Sul e Nordeste, a partir de Minas Gerais, por meio de hidrovia e ferrovias e a um custo menor que o frete rodoviário.
Além do trecho Petrolina-Salgueiro, o projeto da Transnordestina prevê a construção de outro ramal, entre Salgueiro e Missão Velha, no Ceará.
As linhas estariam interligadas à malha ferroviária da RFFSA.

Texto Anterior: Campos quer ser presidente do Brasil
Próximo Texto: FHC amplia programa contra trabalho infantil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.