São Paulo, sábado, 25 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Independência' é rejeitada por 51%

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi quase uma exclamação! A maioria dos entrevistados pelo Datafolha, 74%, discordou -totalmente (58%) ou parcialmente (16%)- da idéia de que os paulistanos teriam inveja dos demais brasileiros.
Os moradores da zona norte, 77%, formam o bloco mais coeso sobre esse mal-entendido da inveja. Desses, 59% estão em total desacordo sobre o tema, e 18%, em desacordo parcial.
Entre os entrevistados que têm o curso superior completo e os que ganham mais de 20 salários mínimos por mês, a idéia também foi rejeitada.
A maioria desses não tem inveja de outros brasileiros -nem motivo aparente para tal.
Em desacordo com a afirmação estão 82% dos cidadãos diplomados da cidade e 83% das pessoas mais bem pagas.
O paulistano não tem inveja dos outros, mas também não desdenha os patrícios. A idéia de uma suposta separação entre São Paulo e os outros Estados do país não foi bem recebida.
A maioria, 51%, não acredita que essa medida beneficiaria outros Estados, que poderiam receber mais recursos do governo federal.
Os homens discordam mais dessa idéia (54%) que as mulheres entrevistadas (48%). Entre os habitantes com curso superior, 72% não concordam com isso.
Também não foi aceita pelos entrevistados a idéia de que um presidente da República das regiões Norte ou Nordeste daria mais assistência às regiões mais pobres do país. Discordaram 52%.
Também discordaram (58%) partidários do PSDB -partido de Fernando Henrique Cardoso.
Os paulistanos, apesar de achar que moram na locomotiva do país, não acham que carregam os brasileiros nas costas. Discordaram da afirmação, 54% dos entrevistados.

Texto Anterior: Um caso de amor com SP
Próximo Texto: O carioca inveja São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.