São Paulo, sábado, 25 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibama apreende 72 tartarugas no Pará

Animal era vendido por telefone

DA AGÊNCIA FOLHA EM BELÉM (PA)

Uma inusitada faixa "disque-tartaruga" levou fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) a apreender 72 animais silvestres comercializados clandestinamente na manhã de ontem em Belém (PA).
Os 72 muçuãs, animais parentes da tartaruga, eram mantidos em um tanque improvisado em um quintal no centro da cidade. O habitat típico do muçuã, que chega a ter 30 cm, é a ilha de Marajó e o casquinho de muçuã é uma comida muito apreciada no Pará.
A comercialização de quelônios foi liberada no ano passado, desde que o criadouro seja credenciado. Segundo o Ibama, os animais apreendidos eram clandestinos.
A partir da faixa e por meio de informações de vizinhos, os fiscais do Ibama chegaram aos fundos de uma casa, onde encontraram 60 animais vivos e 12 mortos. Todos foram apreendidos.
Ninguém foi preso. Dois empregados estavam no local, mas, segundo o Ibama, apenas o dono será processado. Ele não estava na hora da apreensão.

Texto Anterior: Barreira interdita acesso a Ubatuba
Próximo Texto: PPB propôe 'fiscalização única' de camelôs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.