São Paulo, sábado, 25 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cepal aposta em retomada mexicana

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) prevê que a "continuidade da política econômica no México permite vislumbrar um desempenho sem sobressaltos, continuando a trajetória de recuperação econômica iniciada em 1996".
Num comunicado divulgado ontem, a Cepal reconheceu que esse cenário pode ser alterado pelas eleições legislativas de julho próximo, quando pela primeira vez será eleito democraticamente o governador do Distrito Federal.
O organismo das Nações Unidas assinalou que a estratégia governamental desenvolvida desde 1995 contribuiu "para a estabilidade dos mercados financeiros, a queda da inflação e a recuperação da atividade produtiva e do emprego".
Ainda assim, o organismo reconhece que o consumo interno começou a se recuperar apenas em meados do ano passado, registrando-se aumentos reais da renda dos trabalhadores assalariados.
A Cepal sublinha também a revalorização de 20% do peso, influenciada pelo superávit da balança comercial e pelos "importantes fluxos de investimento direto e de carteira, estes devido principalmente às colocações de bônus governamentais no mercado internacional de dívida voluntária e que alcançaram a cifra sem precedentes de US$ 15 bilhões".
A Cepal afirma que as atividades voltadas ao mercado interno tiveram recuperação apenas modesta.

Texto Anterior: Empresa panamenha reage a EUA
Próximo Texto: Factoring já começa a reduzir os juros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.