São Paulo, sábado, 25 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família move ação contra a Embraer

Acidente com Brasília ocorreu em Detroit

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A família de uma das vítimas do acidente com o vôo Comair 3272 em 9 de janeiro resolveu processar a Embraer, produtora do avião, e a empresa aérea por perdas e danos.
A ação ainda não indica quanto a família de Dexter Adams pretende conseguir como reparação pela sua morte. Um processo federal e outro estadual foram iniciados contra a Embraer e a Comair.
As causas do acidente ainda não foram apuradas pelos técnicos do governo dos Estados Unidos que o investigam.
Nova lei
A família de Adams resolveu iniciar a ação já porque na próxima segunda-feira entra em vigor no Estado de Ohio, Meio-Oeste do país, uma lei que limita a indenização que pode ser paga em casos de acidente fatal a US$ 35 mil por ano de vida antecipada para a vítima.
Adams tinha 41 anos de idade e era executivo da empresa Procter & Gamble. A maioria dos passageiros no vôo era de executivos. Todas as 29 pessoas a bordo do avião Brasília morreram. O acidente ocorreu perto do aeroporto de Detroit, Michigan, destino do vôo iniciado em Cincinatti, Ohio.
Na década de 90, outros três Brasílias caíram nos EUA e provocaram mortes. Após esses acidentes, algumas mudanças foram feitas no modelo por determinação das autoridades aeronáuticas norte-americanas.
Crescimento
Aparelhos da Embraer são 29% da frota regional dos EUA. A empresa continua aumentando sua participação no mercado norte-americano, agora com um novo modelo, jato puro.
Tem havido muita discussão nos meios de comunicação dos EUA sobre a segurança dos vôos regionais no país.
Calcula-se que, daqui a dez anos, cerca de 84 milhões de passageiros estarão voando por ano nessas linhas.
Os índices de acidentes com mortes em aviões de menor porte são bastante superiores aos registrados com aparelhos maiores.
(CELS)

Texto Anterior: Emissora é condenada a pagar US$ 5,5 mi
Próximo Texto: Suposto escândalo envolve Netanyahu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.