São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposentado protesta contra a reeleição

Ato pede prioridade social

DA FOLHA VALE

Manifestações contra a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) marcaram a 8ª Romaria Nacional dos Aposentados, ontem em Aparecida (170 km a nordeste de São Paulo).
A romaria reuniu cerca de 2.000 pessoas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais em uma missa na Basílica Nacional.
O movimento foi organizado pela Federação Nacional dos Aposentados. A romaria teve como tema "Justiça e Trabalho".
Os manifestantes portavam bandeiras da CUT (Central Única dos Trabalhadores), além de faixas e bottons contra a reeleição. Antes da missa, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a reeleição.
Representantes da Federação Nacional dos Aposentados criticaram o governo por centrar forças na campanha para a reeleição, deixando os problemas sociais em segundo plano.
"A reeleição não é mais importante para o país que reduzir as desigualdades sociais", disse o diretor-executivo da federação, Benedito Domingues.
Antes da missa, a Federação lançou um documento, chamado de "Carta de Aparecida", com reivindicações para os aposentados.
A principal reivindicação da carta é de melhoria nos salários. Segundo a federação, atualmente 70% dos aposentados do país recebem salário mínimo.
O documento também cobra perdas salariais que somariam 47,68% -referentes a resíduos de reajustes do salário mínimo que não teriam sido repassados aos aposentados. A federação vai encaminhar o documento ao ministro da Previdência Social, Reinhold Stephanes.
Participantes
O número de participantes da romaria ficou abaixo dos 5.000 previstos pela organização.
A estimativa de 2.000 pessoas foi feita pela Federação Nacional dos Aposentados e pela Polícia Militar.
No ano passado, a manifestação reuniu mais de 3.000 aposentados.

Texto Anterior: Ministério de FHC deve mudar em março
Próximo Texto: Ex-arenistas viram "neotucanos"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.