São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Goiás exporta US$ 421 mi apostando em novos itens

Estado vende 70% mais e aumenta fatia na pauta do país

LAURO VEIGA FILHO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA,

em Goiânia
As exportações de Goiás cresceram quase 70% no ano passado, totalizando US$ 421 milhões, segundo estimativa da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo do Estado. Em 95, foram exportados US$ 248,6 milhões.
Nesse período, as exportações do Brasil registraram um modesto avanço de 2,7%.
A participação de Goiás na pauta de exportações do Brasil deve continuar crescendo, avalia o economista Reinaldo Fonseca, assessor da presidência da Federação da Indústria do Estado de Goiás (Fieg).
Em 80, o Estado representava 0,1% das exportações do país. Essa participação chegou a 0,8% em 96.
Fonseca credita o avanço das exportações goianas a três fatores: uma boa infra-estrutura de transportes, oferta de matérias-primas e o que classifica como uma "nova cultura de negócios no Estado".
Pequenas empresas
O que ajudou a empurrar as vendas externas, especialmente depois de 95, foi a maior participação de pequenas e médias empresas, disputando espaço com grandes exportadores de soja e minério.
Em 94, a participação das pequenas e médias empresas, incluídas no programa "Novos Pólos de Exportação", na pauta de vendas externas de Goiás era de aproximadamente 7%. Nos dois anos seguintes, essa participação mais do que dobrou, superando 15%.
Explicando o fato de os cinco principais produtos exportados, que respondiam por 80% do total, representarem agora 77%.
Esses novos produtos renderam US$ 60,9 milhões a Goiás, de janeiro a novembro de 96. São itens como equipamentos industriais, calçados, frango, perfumes, bijuterias, conservas e peixe.
Comparado ao mesmo período de 95, o crescimento é de 65%.
Foi esse desempenho, disse a assessora da Superintendência de Comércio Exterior de Goiás, Dennia de Almeida Luz, que permitiu ao Estado receber, em novembro passado, o prêmio "Destaque de Comércio Exterior 96", na categoria "Novos Pólos de Exportação", concedido pelo governo federal.
O programa -parceria entre governos estaduais, federal, prefeituras e iniciativa privada- pretende diversificar a pauta de exportações do país, ensinando pequenas e médias empresas como exportar.
Na média do país, as vendas geradas a partir da implantação do programa em 12 Estados cresceram entre 12% e 13% no ano passado, representando quase 20% do total exportado pelo país, segundo o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo.

Texto Anterior: A quatro mãos (14)
Próximo Texto: Estado vende gengibre e frutas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.