São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997 |
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Goiás exporta US$ 421 mi apostando em novos itens Estado vende 70% mais e aumenta fatia na pauta do país LAURO VEIGA FILHO
As exportações de Goiás cresceram quase 70% no ano passado, totalizando US$ 421 milhões, segundo estimativa da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo do Estado. Em 95, foram exportados US$ 248,6 milhões. Nesse período, as exportações do Brasil registraram um modesto avanço de 2,7%. A participação de Goiás na pauta de exportações do Brasil deve continuar crescendo, avalia o economista Reinaldo Fonseca, assessor da presidência da Federação da Indústria do Estado de Goiás (Fieg). Em 80, o Estado representava 0,1% das exportações do país. Essa participação chegou a 0,8% em 96. Fonseca credita o avanço das exportações goianas a três fatores: uma boa infra-estrutura de transportes, oferta de matérias-primas e o que classifica como uma "nova cultura de negócios no Estado". Pequenas empresas O que ajudou a empurrar as vendas externas, especialmente depois de 95, foi a maior participação de pequenas e médias empresas, disputando espaço com grandes exportadores de soja e minério. Em 94, a participação das pequenas e médias empresas, incluídas no programa "Novos Pólos de Exportação", na pauta de vendas externas de Goiás era de aproximadamente 7%. Nos dois anos seguintes, essa participação mais do que dobrou, superando 15%. Explicando o fato de os cinco principais produtos exportados, que respondiam por 80% do total, representarem agora 77%. Esses novos produtos renderam US$ 60,9 milhões a Goiás, de janeiro a novembro de 96. São itens como equipamentos industriais, calçados, frango, perfumes, bijuterias, conservas e peixe. Comparado ao mesmo período de 95, o crescimento é de 65%. Foi esse desempenho, disse a assessora da Superintendência de Comércio Exterior de Goiás, Dennia de Almeida Luz, que permitiu ao Estado receber, em novembro passado, o prêmio "Destaque de Comércio Exterior 96", na categoria "Novos Pólos de Exportação", concedido pelo governo federal. O programa -parceria entre governos estaduais, federal, prefeituras e iniciativa privada- pretende diversificar a pauta de exportações do país, ensinando pequenas e médias empresas como exportar. Na média do país, as vendas geradas a partir da implantação do programa em 12 Estados cresceram entre 12% e 13% no ano passado, representando quase 20% do total exportado pelo país, segundo o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo. Texto Anterior: A quatro mãos (14) Próximo Texto: Estado vende gengibre e frutas Índice |
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