São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homossexuais gastam mais em viagens

ANDRÉ FISCHER
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Já não é surpresa dizer que a indústria de turismo gay movimenta bilhões de dólares todos os anos.
Agora chegou a vez de organizações nacionais de turismo incentivarem a vinda desses turistas que, segundo a "Out Magazine" (maior publicação do gênero nos EUA), são os que mais gastam em suas viagens.
A IGTA (International Gay Travel Association) já conta com mais de mil associados ao redor do planeta e aponta os destinos mais concorridos nos próximos meses.
Você pode pensar seriamente em adicionar a sua próxima viagem uma boa dose de divertimento sem constrangimentos.
Se você se apressar, pode pegar ainda a Hero, festa gay máxima da Nova Zelândia. O agito começa dia 7 de fevereiro, em Auckland.
Durante duas semanas acontecem competições esportivas e eventos culturais dirigidos ao público homossexual, que culminam com a Hero Parade no dia 22.
Por aqueles lados também acontece, no dia 1º de março, a maior festa gay do mundo: o Mardi Gras de Sydney, que no ano passado reuniu cerca de 600 mil pessoas.
O próprio prefeito de Sydney, conservador, reconhece que o evento é o principal gerador de rendas do turismo australiano.
Para os aficionados por ciclismo, acontece em abril o Gay Bike Tour do Algarve, sul de Portugal.
Na semana do dia 30, é a vez da comemoração do aniversário da moderna e simpatizante rainha da Holanda, que costuma reunir um grande número de gays e lésbicas.
Em maio, jornalistas e operadores gays se reunirão numa feira turística em Puerto Vallarta, México.
No dia 7 de junho acontece o Dia Anual de Gays e Lésbicas na Disney World, onde são esperados mais de 80 mil participantes.
O Dia Mundial do Orgulho Gay (28 de junho) será comemorado em grande estilo. Em San Francisco e Los Angeles, as tradicionais Gay Pride Day Parade devem dividir os ativistas norte-americanos, que planejam a Parada de Um Milhão de Pessoas em Nova York.
Londres e Amsterdã tradicionalmente têm as versões mais animadas da Parada do EuroPride.
Paris deve ser o centro das atenções em junho. Entre os dias 20 e 30, a cidade será anfitriã dos Jogos Olímpicos Gays Europeus, do EuroSalon para Empresários Gays (26 a 29) e da 1º Convenção de Gays Socialistas (27).

Texto Anterior: Astor abriga o melhor restaurante
Próximo Texto: Conheça a programação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.