São Paulo, quarta-feira, 29 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abertura da Indy deixa Emerson de fora

DA REPORTAGEM LOCAL

O piloto brasileiro Emerson Fittipaldi, 50, não correrá no início da temporada da Indy em 1997.
A confirmação foi dada ontem, pela Cart (entidade que dirige a categoria), ao divulgar a lista com a numeração dos pilotos que estarão no spring training, teste pré-temporada com todas as equipes.
Na relação, não consta o nome do brasileiro, campeão da categoria em 89. Em seu lugar, com o número 9, está inscrito o piloto escocês Dario Franchitti.
A assessoria não admite seu afastamento total das pistas. Emerson é o principal promotor da Indy no Brasil e detém os direitos de transmissão para a América Latina.
O motivo que o levou a desistir de correr neste ano foi o acidente que sofreu no GP de Michigan, em julho do ano passado.
Após um toque no carro do norte-americano Greg Moore, o Hogan-Penske do brasileiro rodou e se chocou violentamente contra o muro (leia texto ao lado).
O acidente impossibitou-o de pilotar pelo resto da temporada do ano passado.
Durante todo esse intervalo, Emerson procurou evitar falar sobre seu futuro no automobilismo, dizendo que adiaria o máximo possível sua decisão.
Em agosto, no entanto, declarou que havia "recebido uma mensagem" para parar de correr.
Ele reconheceu que estava recebendo pressão da família para deixar o cockpit e assumir um cargo de direção em alguma equipe.
Lista
Na relação dos pilotos inscritos para o Spring Training, que começa amanhã, estão cinco brasileiros: Gil de Ferran (carro número 5), Christian Fittipaldi (11), Maurício Gugelmin (17), André Ribeiro (31) e Raul Boesel (40).
O carro de Guálter Salles também não está entre os inscritos. No entanto, nenhum outro piloto foi registrado com seu número para a temporada, o 77.
A equipe de Salles, a estreante Davis-Craig, enfrenta problemas financeiros para bancar sua primeira temporada. Na semana passada, o piloto ainda não sabia dizer se o carro estaria pronto para os testes em Homestead.
Na Indy, os pilotos normalmente usam os números do ano anterior, com exceção do campeão da temporada, que recebe o número 1.
No ano passado, ele disputou o ITC, campeonato de carros esporte organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Texto Anterior: Ranking 1; Ranking 2; Ranking 3
Próximo Texto: Acidente foi o mais grave
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.