São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Do que o mundo vai falar

DO QUE O MUNDO VAI FALAR

. Rússia
As incertezas decorrentes do estado de saúde do presidente Boris Ieltsin permearão o encontro. Ainda mais que estarão presentes o primeiro-ministro, Victor Tchernomyrdin, e Anatoli Tchubais, vice-primeiro-ministro e último porta-voz do liberalismo no governo.

. Oriente Médio
Virão o premiê israelense Binyamin "Bibi" Netanyahu, o líder palestino, Iasser Arafat, e o ex-premiê Shimon Peres, um dos arquitetos do acordo de paz. Além deles, virá também o presidente egípcio, Hosni Mubarak.

. Mercosul
Foi destaque nos dois anos anteriores e volta a ser em 97. Presentes, entre outros, o ministro brasileiro do Exterior, Luiz Felipe Lampreia, e o argentino da Economia, Roque Fernández. Mas virá igualmente o antecessor de Fernández, Domingo Cavallo, agora em rota de colisão com o governo Menem.

. União Européia
As dificuldades para chegar à moeda única em 99 serão tema inevitável. Comparecerão, entre outros, Jacques Santer, presidente da Comissão Européia, braço executivo do conglomerado de 15 países, e os ministros alemão de Finanças, Theo Waigel, e britânico do Tesouro, Kenneth Clarke, além do presidente do banco central francês, Jean-Claude Trichet.

. Desemprego
Líderes sindicais, que frequentam Davos já há dois anos, ganharam em 97 um espaço maior, para discutir o desemprego, o grande fantasma principalmente na Europa. Entre eles, John Sweeney, que comanda a poderosa AFL-CIO, a grande central norte-americana.

. China
O grande assunto será a transferência de Hong Kong, colônia britânica há 150 anos, para a China, a ocorrer dia 1º de julho. Virão autoridades chinesas, mas também empresários e acadêmicos de Hong Kong.

. Aids
Virá o cientista francês Luc Montaigner, o primeiro a descobrir o vírus HIV, para falar das conquistas mais recentes contra a doença.
Presentes também o presidente sul-africano, Nelson Mandela, cujo país está sob forte surto do mal, e a secretária da Saúde dos EUA, Donna Shalala.

Texto Anterior: 'ONU dos ricos' nasce em tempo real
Próximo Texto: Saiba o que é o fórum
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.