São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tráfico contribui para difusão

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas em Aids atribuem, entre outros motivos, à proximidade com rotas de tráfico de drogas o fato de 17 dos 20 municípios com maior incidência da doença no país serem do Estado de São Paulo.
Segundo eles, o convívio em regiões de rota de narcotráfico expõe o cidadão ao contato com a droga, que é uma das principais formas de contaminação pelo vírus HIV.
"A droga está fora de controle, e as cidades do interior paulista, quando estão na rota do narcotráfico, contribuem para a difusão da doença", afirmou o infectologista David Uip.
Segundo Uip, a não-inclusão do Rio na lista das 20 cidades com maior incidência de Aids no país pode estar relacionada a uma possível subnotificação da doença naquele Estado.
O coordenador do programa estadual de Aids, Artur Kalishman, disse que o narcotráfico "acaba criando um mercado local de consumidores de drogas, que contribui para o aumento da doença entre a população heterossexual."
Mary Bainha, coordenadora do Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção à Aids) de Florianópolis (SC), disse que a cidade de Itajaí (SC) é a líder do ranking por ser uma cidade portuária e por ter "droga abundante e barata".
"A maioria dos infectados é formada de estivadores e pescadores, que dizem usar cocaína para suportar a grande carga horária de trabalho", afirmou Mary.

Texto Anterior: Coquetel faz aumentar notificações no interior
Próximo Texto: Rio tem poucas cidades na lista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.