São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa mede pés das brasileiras

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A medição de cerca de 2.000 pés de mulheres, em diferentes regiões do país, revelará dentro de quatro meses, no término da pesquisa, as características dos pés das brasileiras, possibilitando a fabricação de calçados mais adequados.
A pesquisa está utilizando palmilhas sensorizadas, ligadas a computador, para determinar as proporções dos pés e os pontos em que se concentram os movimentos e a pressão durante o caminhar, com saltos de diferentes alturas.
As primeiras medições foram feitas na Couromoda, recentemente. Atualmente, as fôrmas usadas para a produção de calçados no Brasil obedecem a proporções estabelecidas na França e nos Estados Unidos, onde o pé médio é mais estreito.
Um levantamento anterior à pesquisa, junto a consumidoras, indicou que as queixas mais frequentes das mulheres são de desconforto no calcanhar, na lateral, na unha do dedão e na lateral do dedo mínimo.
Os dados que serão obtidos daqui a quatro meses modificarão as formas para fabricação de calçados. As novas modelagens já devem ser usadas para a coleção primavera-verão, lançada em agosto.
A pesquisa é coordenada pelo professor Aloísio Ávila, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), que fez doutorado e mestrado em bio-mecânica na Universidade de Vanderbilt (EUA). Também participa o Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins, de Novo Hamburgo (RS).
O patrocínio é da fábrica de calçados Beira Rio, de Igrejinha (RS), que terá a exclusividade do uso das informações da pesquisa por três anos.
A Beira Rio, que produziu 25,6 milhões de pares no ano passado, investiu cerca de R$ 150 mil na pesquisa.

Texto Anterior: Feira deve faturar até R$ 150 mi
Próximo Texto: GM oficializa a construção de fábrica em Mogi das Cruzes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.