São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beauborg comemora 20 anos e fica fecha até o ano 2000

BETINA BERNARDES
DE PARIS

O centro Georges Pompidou, conhecido como Beaubourg, está comemorando em Paris seus 20 anos de idade com um novo percurso para explorar suas coleções.
No fim do ano, o Beaubourg será fechado para reformas e só reabrirá literalmente na véspera do ano 2000 (dia 31 de dezembro de 1999).
Até outubro, o centro exibirá as coleções de 1947 a 1999, proporcionando ao visitante um novo plano para as exposições.
Esse período de 50 anos das artes será mostrado por uma ordem que não é a cronológica, mas que parte das afinidades entre os trabalhos e proximidades estéticas.
Lá estão o "Nu Bleu", de Matisse (52), a "Crucifixion", de Niki de Saint-Phalle, e "Le Cours des Choses", de Dubuffet (83).
Em uma mesma sala, é possível encontrar "Femme Nue", de Picasso, e uma obra sem título de Combas, punk que trabalha com histórias em quadrinhos e grafite.
Vítima de seu próprio sucesso, o centro foi projetado para receber cerca de 5.000 pessoas por dia, mas essa frequência se elevou, desde o início, a mais de 20 mil.
Com as obras, a área de exposições do quinto andar será aumentada em 1.000 m2 e ganhará uma galeria para fotografia.
As coleções permanentes passarão a se estender pelos terceiro e quarto andares, numa área de 4.000 m2.
As coleções históricas ficarão no quarto andar e as de artes contemporâneas, no terceiro, com um espaço de 1.000 m2 para as coleções de arquitetura e de design.
O custo das obras é estimado em 600 milhões de francos (US$ 120 milhões).

Texto Anterior: Como passar um corcunda no ralador de coco
Próximo Texto: Brasil monta estande em salão internacional de línguas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.