São Paulo, sexta-feira, 31 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um chute bem dado

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Há cerca de quatro meses, perguntaram para o presidente do PFL, deputado José Jorge (PE), quantos votos a favor a emenda da reeleição teria na Câmara. "Terá 340 votos", respondeu.
O interlocutor não se conformou com a clarividência de José Jorge. "Isso é um chute", disse. Ao que o presidente do PFL completou: "Mas é um chute bem dado".
O resto da história é conhecido. A emenda da reeleição teve 336 votos a favor. E José Jorge passou os últimos dias comemorando.
Ontem, o presidente do PFL resolveu dar outro "chute bem dado":
"Acho que o Michel Temer (PMDB-SP) terá 90 votos do PFL na eleição para presidente da Câmara. Infelizmente, esse é um chute secreto e não vai dar para conferir depois".
O chute é secreto porque a eleição para presidente da Câmara é com voto fechado. No final, só são divulgados os números totais que cada candidato recebeu. Jamais serão conhecidas, como convém numa eleição democrática, as preferências de cada eleitor.
Esse detalhe faz a eleição da Câmara um pouco mais difícil, para o governo, do que já foi a votação da emenda da reeleição.
Para piorar, no caso da reeleição, eram só duas posições. Ou se era a favor ou contra. No caso da presidência da Câmara, os deputados terão de escolher 1 entre 3 candidatos.
O candidato oficial do governo é Michel Temer. Os outros dois são os deputados Wilson Campos (PSDB-PE) e Prisco Viana (PPB-BA).
Apesar de tudo isso, Michel Temer parece que entrou na reta final da eleição com o nariz embicado para cima, como costuma dizer um de seus maiores cabos eleitorais, o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP).
Não é à toa que Paulo Maluf hoje só se preocupa em evitar a eleição de Temer. É o que restou para o ex-prefeito de São Paulo tentar reverter um pouco a derrota da reeleição.
Mas, a não ser que um fato muito relevante aconteça até quarta-feira, está difícil Temer perder esta parada.

Texto Anterior: Pequeno é bonito. E forte
Próximo Texto: Praia, sol, Maracanã, futebol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.